A Câmara de Anadia aprovou, na sua última reunião, a revisão da normas da atribuição de benefícios fiscais e apoios municipais, no âmbito do Regulamento ‘Invest em Anadia’, de modo a “clarificar alguns aspetos de aplicação prática”.
Assim, as alterações pretendem “valorizar as candidaturas pelo seu caráter de inovação e diferenciação, pelo seu potencial interesse para o desenvolvimento do concelho e pelo perfil e competência do promotor nas especificidades do seu negócio.”
17 meses após a entrada em vigor, o executivo faz “um balanço francamente positivo deste programa de incentivos.”
Até à presente data, foram contratualizados 35 negócios, tendo sido concedidos apoios em bolsas de empreendedorismo, para serviços de contabilidade, consultoria financeira e apoio à gestão, para serviços de design e artes gráficas e para incubação de empresas na Incubadora do Curia Tecnoparque.
Turismo, robótica, comércio, serviços diversos, informática, contabilidade, imobiliária, educação e agricultura foram as áreas das candidaturas apoiadas, “que mostram bem a abrangência e a transversalidade do programa”.
O investimento direto do município de Anadia aos empreendedores para o triénio 2018/2021 é de aproximadamente 169 mil euros.
“O município de Anadia tem vindo a acompanhar os diversos negócios apoiados, quer por meio de análise dos relatórios de contas, quer através de contactos diretos com os empreendedores, tendo concluído que, de um modo geral, os projetos apoiados estão a ser bem-sucedidos, apresentando, alguns deles, índices de crescimento notáveis, apesar da sua ainda pouca maturidade”, conclui o comunicado.