O município de S. João da Madeira lançou este mês um programa de apoio à esterilização de cães e gatos a cargo de famílias carenciadas.
Uma medida que “tem em conta que os animais são fonte de afeto e companhia para muitas pessoas isoladas e com vários tipos de carências” mas que pode “tornar-se um novo fator de stress e tensão emocional, quando os donos se veem confrontados com a impossibilidade de continuar a cuidar deles”, explica uma nota de imprensa.
As condições de acesso para a atribuição dos apoios a famílias e a cidadãos individuais de estratos sociais desfavorecidos de S. João da Madeira para a esterilização de cães e gatos estão definidas em regulamento municipal.
A Rede Social do Concelho, onde toma parte a Segurança Social e outras entidades da Administração Central, colabora no programa.
Outro dos objetivos da atribuição de incentivos é o “travar o aumento do número de cães e gatos abandonados na rua, entregues em associações de proteção animal ou em centros de recolha oficial”.
O programa prevê, entre outras medidas, o acesso gratuito de serviços médico-veterinários cirúrgicos destinados à esterilização dos seus animais de companhia, fundamental para evitar o excesso de animais e a dificuldade acrescida na satisfação das suas necessidades.
Os procedimentos de esterilização realizam -se no Canil Intermunicipal da Associação de Municípios de Terras de Santa Maria, localizado em Ossela, no vizinho concelho de Oliveira de Azeméis.