A produção local de energia limpa e renovável levou a uma diminuição das emissões de CO2 em 316 toneladas anualmente – o equivalente a plantar 8100 árvores por ano.
A Primus Vitória cerâmicas tem vindo a adoptar as mais modernas tecnologias para a diminuição da sua pegada ecológica e diminuição da sua fatura de energia. Uma das medidas tomadas foi a instalação de uma central solar fotovoltaica na cobertura da sua fábrica em parceria com a multinacional HELEXIA – de serviços energéticos – que financiou este projeto.
A principal vantagem nesta parceria e do investimento da Helexia “é de facto podermos centralizar a alocação dos nossos recursos para o negócio. Só desta forma conseguimos antecipar ganhos ao mesmo tempo que nos tornamos mais amigos do ambiente” mencionou Paulo Almeida, Assessor Conselho de Administração da Primus Vitória.
A oportunidade de rentabilizar todo o espaço do edifício levou a que a central fosse instalada na cobertura da fábrica trazendo a vantagem “de produzir energia onde ela será consumida e sem utilizar áreas ou espaços que poderiam ter outra utilização (agricola, industrial, económica, etc…). É um espaço que para a Primus Vitória não tem outra forma de rentabilização, logo, a utilização para a produção de energia renovável, é uma situação win-win aliando as vantagens Económicas e Ecológicas” destacou Luis Pinho, Country Director da Helexia Portugal e Brasil.
Através da instalação de 1628 painéis solares fotovoltaicos, esta central tem capacidade para produzir anualmente 679MWh de energia. De toda a energia produzida pela central, cerca de 89% é autoconsumida e o restante é injetado na rede. Paulo Almeida refere que este projeto trouxe um “contributo determinante para a melhoria do ambiente”, evitando a emissão de 306 toneladas por ano, o equivalente ao consumo de energia por 136 agregados familiares.
Sobre a Helexia
Constituída por um equipa dinâmica, multidisciplinar e internacional acredita na transição energética como um fator essencial para um desenvolvimento equilibrado e sustentável. Para a Helexia é fundamental acelerar essa transição e investe para que a mesma ocorra.
A transição pode assumir várias formas, como tal é um operador/integrador de soluções de Sustentabilidade Energética, na Produção de Energia de Solar para auto-consumo, Eficiência Energética, Gestão de Energia e Mobilidade elétrica.
A HELEXIA está presente em toda a cadeia de valor dos projetos desde o desenvolvimento, construção, operação, manutenção e no financiamento. Sendo a HELEXIA a realizar o investimento, os clientes não perdem a sua capacidade de investir na sua atividade core, com o benefício de:
» Reduzirem a pegada ecológica;
» Reduzirem o consumo de energia convencional (de base fóssil);
» Reduzirem os seus custos com energia.
Todas as relações são de longo prazo e como tal assentes num pilar inabalável, a confiança.
Suportada por uma estrutura acionista sólida e com uma visão de longo prazo, a Helexia está presente em França, Itália, Bélgica, Portugal, Espanha, Brasil e Marrocos tendo já realizado inúmeros projetos de eficiência energética e de produção descentralizada de energia e colocado em funcionamento mais de 240 centrais fotovoltaicas em coberturas e parkings, num total de mais de 55 MWp e 125 milhões de euros de investimento. A Helexia tem a ambição de se tornar cada vez mais num “player” de referência no setor dos serviços energéticos.
Sobre a Primus Vitória
A laborar desde 1969 a Primus Vitória está mais próxima de si e do ambiente. Especializada em revestimento a empresa sofreu grandes mudanças desde o seu início adaptando-se às tecnologias e a um mercado cada vez mais exigente. O ambiente, a qualidade, a eficiência e a modernidade têm sido factores determinantes de mudança e actualização de forma a satisfazer os nossos clientes.
Dando continuidade à produção do azulejo tradicional, a Primus Vitória tem uma vasta paleta de cores e séries contemporâneas, acompanhando a arquitectura actual. A Primus Vitória, produz anualmente 5 milhões de m2, sendo 60% dessa produção destinada a exportação (Holanda, Rússia, Inglaterra, Angola, França, Bélgica, Irlanda, Canadá, Suécia, Finlândia, Noruega, Alemanha, Espanha, Emirados Árabes Unidos, etc.). A marca Fiazul é fabricada e comercializada pela Primus Vitória. Acreditamos nas emoções, no bom gosto, no despertar de novas sensações. Esta é a nossa paixão, a arte de fazer azulejos.
O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação institucional ou não jornalística, nomeadamente o canal ‘Comunicados’, assim como informação útil, promoções comerciais ou inclusão de referências publicitárias, como é o caso deste artigo, utilizando os canais ‘Iniciativas’, ‘Roteiro’ e ‘Aveiro Work Point’ »» ler estatuto editorial