Autarquia e Centro Hospitalar promovem projeto pioneiro de monitorização e prevenção cardiovascular nas escolas.
Considerando que a Educação é uma via privilegiada para a prevenção e para a promoção de comportamentos saudáveis, o Município de S. João da Madeira criou o PRIMUS, um projeto de prevenção cardiovascular direcionado a escolas e empresas, para o qual a autarquia assegurou, entretanto, financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Resultando de uma parceria entre a Câmara Municipal e o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV), a vertente escolar deste projeto foi apresentada nesta quarta-feira pelo presidente da autarquia, Jorge Vultos Sequeira, e pela vereadora Irene Guimarães, numa sessão realizada na EB1 dos Ribeiros.
Com a presença dos médicos Carla Araújo e Rui Batista, do serviço de cardiologia, e Miguel Costa, chefe de Pediatria, assim como de vários responsáveis locais e regionais da área da saúde e da educação, ficou a saber-se que uma equipa de investigação do CHEDV irá proceder à monitorização contínua e estruturada do Programa de Atividade Física no 1º Ciclo implementado pelo município.
Nesta fase ainda em formato piloto, este projeto pioneiro na região vai iniciar-se na próxima semana junto da comunidade escolar (estudantes, docentes e famílias) de três escolas (uma de cada agrupamento): EB de Fundo de Vila; EB das Fontainhas e EB dos Ribeiros.
Em termos quantitativos, haverá o envolvimento, até ao final do corrente ano letivo, de 16 turmas, 16 docentes; 350 alunos, 350 encarregados de educação; 10 professores da AEC de atividade física, a equipa de Cardiologia e de Pediatria do CHEDV e um
técnico superior de Psicologia do Município.
Câmara de S. João da Madeira
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.