Presidente do Porto de Aveiro representou portos nacionais em seminário realizado em Amesterdão

161
Eduardo Feito, presidente do Porto de Aveiro.

O presidente do Porto de Aveiro representou a Associação dos Portos de Portugal (APP) no seminário económico “A Blue Connection – Portugal & The Netherlands”, que foi organizado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e pela Nederland Maritiem Land (NML), representante do cluster marítimo neerlandês, no âmbito do programa da visita oficial do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aos Países Baixos.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online
NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O encontro realizado na importante cidade portuária de Amesterdão, Países Baixos, contou “com a presença de diversas entidades de alto nível e líderes empresariais de Portugal e dos Países Baixos, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e explorar oportunidades no setor da Economia Azul.”

Eduardo Feio, presidente dos Conselhos de Administração do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz, participou no painel dedicado ao tema “The Future of (Naval) Shipping, Ports and Shipbuilding (Shipping and Ports & Shipbuilding and Refit)”.

Na mesa redonda foram abordados temas considerados “relevantes para o setor portuário português e dos Países Baixos relativos ao futuro sustentável da Economia Azul”.

O painel contou também com a presença de Annet Koster, Diretora da KNVR, Jan-Wim Dekker, CCO da DAMEN, Dorine Bosman, CEO do Porto de Amesterdão, Nuno Santos, CEO da Lisnave, Albrecht Gundermann, CEO da EUROMAR e representante da Associação Internacional de Armadores Europeus de Portugal.

Eduardo Feio transmitiu “a visão geral dos portos portugueses e as suas capacidades logísticas”, bem como da indústria naval portuguesa. O presidente do Porto de Aveior deu conta dos projetos de energia eólica offshore, de combustíveis alternativos e corredores verdes e do uso de metanol e amónia, como alternativas sustentáveis no setor marítimo. Destacou, igualmente, os avanços na digitalização para simplificação e automação dos processos logísticos ou o investimento em terminais portuários e áreas logísticas, como terminais secos e ferroviários que reforcem a infraestrutura portuária, entre outros aspetos.

Segundo o comunicado, “o seminário incluiu ainda painéis de discussão sobre temas centrais para o futuro do setor marítimo, como as energias renováveis offshore, as atividades portuárias, a biotecnologia marítima e a observação oceânica. O evento proporcionou um fórum único para a partilha de ideias, políticas e tendências que visam o desenvolvimento sustentável da Economia Azul em ambos os países”.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.