O Presidente da República entregou à Universidade de Aveiro, esta sexta-feira, “em nome de Portugal”, as insígnias de ‘Membro Honorário da Instrução Pública’. O ato aconteceu após a intervenção do Chefe de Estado na sessão evocativa do 50º aniversário da instituição de ensino superior público.
Marcelo Rebelo de Sousa começou por se referir às “lições excecionais” que o precederam concluindo que “não podiam ser outros” os novos Doutores Honoris Causa escolhidos para a “celebração do DNA” da UA na comemorações dos seus 50 anos anos (Cardeal e poeta Tolentino de Mendonça e a ativista ambiental Céline Cousteau). Um “encontro eloquente de duas dimensões da diversidade, toda ela abarcando o que somos, como somos, com quem somos, para quem somos, por quantos e quais horizontes tangíveis e intangíveis somos”.
Artigos relacionados
UA / 50º aniversário: “Fizemos bem em sonhar” – Paulo Jorge Ferreira, Reitor
Tolentino de Mendonça e Céline Cousteau recebem Doutoramento Honoris Causa pela UA
“A UA nasceu muito diversa, muito original, muito heterodoxa, para não dizer rebele. Como se esperaria numa terra de ousadia e liberdade, inconformismo e resistência, ou seja condenada a ser sempre jovem, mesmo contexto nacional 50 anos mais velha”, referiu o Presidente da República antes de agradecer o desempenho da instituição aveirense ao longo da sua existência (declarações abaixo).
Artigo relacionado
Aluna iraniana pede a Marcelo para ajudá-la a regularizar residência
Registo vídeo da sessão comemorativa dos 50 anos da UA
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.