O presidente da Câmara de Aveiro remeteu para dia 13 de dezembro, aquando de um evento de encerramento da candidatura a Capital de Europeia da Cultura (CEC), um comentário à iniciativa anunciada, esta quarta-feira, pelo ministro da Cultura, de organizar anualmente uma Capital Portuguesa da Cultura.
Segundo o titular da pasta, Pedro Adão e Silva, que falava durante uma intervenção prévia ao anúncio da escolha de Évora para cidade portuguesa que será Capital Europeia da Cultura, a pretensão governamental é indicar as três cidades preteridas pelo júri na seleção final (Aveiro, Ponta Delgada e Braga) para assumirem o estatuto de Capital Portuguesa da Cultura de 2024 a 2026, com um apoio de 2 milhões de euros por edição.
Questionado sobre a adesão do município, Ribau Esteves não quis, para já, ser totalmente conclusivo quanto ao “repto” do ministro da Cultura: “A resposta a essa pergunta será dada por mim na próxima terça-feira na sessão do Teatro Aveirense”, limitou-se a declarar o edil.
No entanto, no comunicado divulgado logo após o anúncio da escolha de Évora, Ribau Esteves adianta que a 13 de dezembro serão revelados “os passos que serão dados no futuro próximo” e deixa a certeza, desde já, que tal irá suceder “concretizando boa parte do que temos definido na candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027”.
Artigo relacionado
Évora escolhida para Capital Europeia da Cultura 2027 / Aveiro irá ser Capital Portuguesa da Cultura
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.