Portugueses cada vez mais adeptos do jogo online

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Apostas online.
Natalim3

O jogo online é hoje uma realidade muito presente na sociedade portuguesa. Os anúncios estão um pouco por toda a parte, com equipas e ligas desportivas a serem também patrocinadas por operadores que oferecem, legalmente, infindáveis leques de apostas desportivas e jogos de casino online. Posto isto, olhemos um pouco para a evolução do jogo online em Portugal.

Para isso é preciso recuar até 2015, altura em que o mercado do jogo online passou a ser regulado. Desde então, o SRIJ (Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos) avalia os operadores que estão legalmente habilitados a oferecer os seus serviços no nosso país através da emissão de uma licença oficial, sendo que até à data deste artigo foram emitidas 28 licenças a 16 operadores diferentes. A evolução foi lenta, até porque quem é assíduo nos casinos e nas apostas sabe que é costume haver longos períodos sem grandes novidades.

O último relatório do SRIJ – referente ao quarto trimestre de 2022 – mostra uma receita bruta total de 195,3 milhões de euros (85,5 milhões provenientes de apostas desportivas e 109,8 milhões provenientes dos casinos), o que por si representa um aumento de 23,4% relativamente ao trimestre anterior, e 39,7% em relação a igual período de 2021. Os números são impressionantes e mostram uma tendência que já muito se tem confirmado: o aumento progressivo de receita bruta a cada três meses.

Esta é uma realidade que dura desde o terceiro trimestre de 2021, sendo que outra das noções que se pode tirar é a de que os jogos de casino estão em vantagem sobre as apostas desportivas. Desde então, as apostas têm apresentado variações positivas e negativas ao longo do tempo (também devido a fatores periódicos como o fim dos calendários de futebol ou a pandemia), mas os jogos de casino têm sido consecutivamente responsáveis por mais de metade da receita bruta total de todo o setor do jogo digital.

E porque os jogos não existem sem os jogadores, convém também olhar para a evolução do número de registados nos portais. Neste caso, depois de uma quebra acentuada no segundo trimestre de 2022 em que houve quase menos 25% de novos registos e menos 5,7% de jogadores ativos do que em relação aos três meses anteriores, esses números têm vindo igualmente a aumentar. Neste período importa salientar o último trimestre do ano passado, em que houve um aumento de 54,3% de novos registos e de mais de 25% no número de jogadores ativos.

Os portugueses são, portanto, claramente adeptos do jogo online. Preferem os casinos às apostas desportivas e movimentam milhões a cada dia, contribuindo diretamente para o estado através do IEJO (Imposto Especial sobre o Jogo Online). E isto tudo apesar da evolução lenta de um mercado que conta com oito anos.

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