O município de Águeda integrou o lote de candidaturas que permitiram a Portugal receber pela primeira vez o prémio de ‘Melhor Destino Sustentável da Europa’.
A distinção foi atribuída na quarta-feira passada durante a ITB Berlim, que é considerada a principal feira internacional de Turismo.
Portugal fez-se representar por vários municípios e regiões do País, nomeadamente Águeda, Região Oeste, Açores, Cascais e Sintra, Lagos, Torres Vedras e Alto Minho (Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima).
As candidaturas foram mencionados pela organização dos prémios ‘Green Destinations’ como “casos de sucesso”.
Citado numa nota de imprensa da Câmara de Águeda, o autarca Jorge Almeida encarou o reconhecimento atribuído como “um grande motivo de orgulho” e também “uma honra” fazer parte da participação nacional.
“Iremos continuar a nossa aposta para desenvolver cada mais o turismo no concelho, sempre com uma atenção muito especial para o ambiente e a sustentabilidade”, concluiu.
Portugal era candidato ao galardão europeu com mais dois finalistas: Bled, na Eslovénia (ficou em 2.º lugar), e Mali Losinj, na Croácia (3.º).
A 27 de setembro de 2018, o município de Águeda foi distinguido como um dos 100 destinos mais sustentáveis do mundo, voltando a a ser reconhecido no âmbito do turismo sustentável, “desta vez como parte integrante e fulcral da distinção atribuída ao nosso País.”
Artigos relacionados
Portugal declarado o melhor destino sustentável da Europa
Águeda entra no ‘Top 100 dos Destinos Sustentáveis do Mundo’