Coimbra volta a liderar “de forma indiscutível” a Região Centro no “Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking”, sexta edição, que avalia o desempenho de 308 municípios portugueses nas categorias Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver), mediante variáveis estatísticas e digitais.
A cidade do Mondego é, de resto, “uma referência nacional”, conseguindo manter-se no Top 5 desde a primeira edição da lista.
Coimbra segura o primeiro lugar “apesar das excelentes prestações dos competidores diretos”: Aveiro (11º no País) e Leiria voltam a compor o pódio do ranking do Centro que vê na marca da Covilhã a subida mais significativa entre os municípios do topo da tabela.
Para além da análise dos municípios portugueses num contexto nacional e por categoria, o Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking também dispõe de capítulos de análise regional, permitindo contextualizar o desempenho da marca de cada município na região em que se insere (Açores, Alentejo, Algarve, Centro, Lisboa, Madeira e Norte).
Discurso direto
“Apesar da estabilidade na tabela regional do Centro, esta é uma região que nunca deixa de surpreender. Os excelentes desempenhos de Coimbra, Aveiro, Leiria, Viseu e Torres Vedras têm sido uma constante ao longo das últimas edições, mas os destaques não se ficam pelo topo da tabela. O crescimento do desempenho da marca Nazaré que a levou ao 1º lugar no Ranking de Turismo na Região Centro e a um impressionante 4º lugar nacional da Dimensão Viver, ou a escalada da Covilhã até ao 8º lugar são grandes destaques nesta região” – Filipe Roquette, Diretor Geral da Bloom Consulting Portugal.
Aveiro em segundo do ranking
Coimbra é líder incontestável nos Negócios e Talento (Viver) na região, seguida por Aveiro e Leiria. Viseu, apesar da perda de uma posição no Ranking Nacional, consegue segurar o 4º lugar regional seguido de Torres Vedras, Figueira da Foz e Nazaré.
Estudo anual
O Portugal City Brand Ranking é um estudo anual desenvolvido pela Bloom Consulting, baseado num algoritmo proprietário, que considera diversas fontes de informação relacionadas com as três dimensões analisadas: Negócios, Visitar e Viver. Os resultados finais deste ranking analisam as perceções sobre um concelho, classificam o seu desempenho de uma forma tangível e realista e medem o sucesso da marca de cada um dos 308 municípios portugueses.
Consultar press completo – Região Centro