Porto de Aveiro financia ‘Cátedra UA / CESAM’ na área ambiental

165
Eduardo Feio, Presidente do Porto de Aveiro (à esquerda) e Artur Silva, Vice-Reitor da Universidade de Aveiro.

Um protocolo entre a Administração do Porto de Aveiro (APA) e a Universidade de Aveiro (UA) celebrado esta quarta-feira permite lançar a ‘Cátedra Não Académica UA/CESAM – Porto de Aveiro’ criada “para aprofundar o conhecimento científico na interface entre a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento económico associado ao setor portuário”.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O acordo promove a “colaboração entre estas instituições numa área de crescente relevância estratégica para a região e para o país”, refere um comunicado da APA.

A ‘Cátedra UA/CESAM – Porto de Aveiro’ irá focar-se na “modelação hidrodinâmica e na avaliação dos impactos ambientais e climáticos associados à operação portuária, com ênfase na Ria de Aveiro, um ecossistema classificado como Zona de Proteção Especial (ZPE)”.

Em concreto, a APA espera contributos de investigação no âmbito das melhorias nas acessibilidades marítimas do Porto de Aveiro, bem como nos cenários de adaptação às alterações climáticas, incluindo subida do nível do mar e alterações dos padrões de circulação da água na laguna.

O contrato prevê uma dotação de 180.000 euros durante seis anos (30.000 euros por parte da APA) para contratação de um investigador doutorado, em regime permanente e a possibilidade de financiamento de uma bolsa de doutoramento em ambiente não académico.

A nova cátedra insere-se no âmbito do Concurso FCT-Tenure, um instrumento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que pretende cofinanciar até 1.000 posições permanentes para investigadores doutorados.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.