A Administração do Porto de Aveiro dá conta que estão a decorrer trabalhos de dragagem no canal principal de navegação e na darsena da barra de Aveiro.
Segundo um comunicado, a operação resulta da “necessidade de serem repostas, em algumas zonas, as cotas de serviço que garantam as normais condições de navegação da frota comercial que demanda o porto”.
Os inertes retirados das zonas intervencionadas, constituídos essencialmente por areias, são imersos a sul da Barra, em frente aos esporões da Costa Nova, para reforço da deriva litoral e do cordão dunar.
Eduardo Feio e Carlos Monteiro, respetivamente presidente e administrador do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, estiveram a acompanhar os trabalhos.
As duas dragas afetas a esta empreitada deverão retirar 410.000 metros cúbicos de inertes, numa empreitada que foi adjudicada por 900.000 euros.
“Os trabalhos estão a ser executados pela Rhode Nielsen A/S, no âmbito do contrato de empreitada de dragagem de manutenção de fundos do Porto de Aveiro, celebrado em abril de 2022. Esta é a 3ª intervenção realizada ao abrigo do referido contrato”, acrescenta o Porto de Aveiro.
Só nos últimos 10 anos foram depositados pela APA a sul da Barra cerca de 8 milhões de metros cúbicos de sedimentos provenientes das dragagens portuárias, “contribuindo assim para minimizar a erosão costeira, com o consequente recuo da linha de costa e colocação em risco de pessoas e de bens, que tem afetado aquela zona litoral.”
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.