O Porto de Aveiro é uma das subscritoras do protocolo de cooperação com o Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar nos domínios da promoção e desenvolvimento dos domínios da economia, da inovação, da indústria e da promoção empresarial na área do mar.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
A assinatura decorreu no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, no âmbito do evento ‘Business2Sea Matosinhos 2024’.
Segundo uma nota de imprensa, a cooperação a desenvolver assenta em duas grandes áreas. Uma prevê a “promoção de políticas de financiamento na área do mar, nomeadamente na informação e no desenvolvimento de um ‘Ecossistema de Inovação Aberta’, assente no fomento de iniciativas de inovação, incubação e aceleração de empresas, em especial promovidas por empreendedoras” em tecnologias diversas, como robótica, digitalização, transporte marítimo, inteligência artificial, apoio à gestão do carbono azul, veículos autónomos para uso e aplicação na área do mar, das energias renováveis oceânicas, dessalinização ou ‘construção naval verde’.
Pretende-se, igualmente, desenvolvimento de atividades relacionadas com educação, formação, investigação aplicada, divulgação e comunicação, “em especial organização conjunta de programas de formação, seminários, workshops, conferências e programas de divulgação científica, bem como, o desenvolvimento de indicadores e soluções para prestação de serviços de informação de natureza ‘Environment, Social and Governance’ (ESG), que permitam a “monitorização e quantificação do impacto de investimentos no domínio da economia do mar sustentável”, entre outras iniciaticvas.
O protocolo surgiu no âmbito da iniciativa da ‘Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030)’, proposta pela Organização das Nações Unidas, e da Estratégia Nacional para o Mar (ENM) 2021-2030, aprovada por Resolução do Conselho de Ministros. “Com esta parceria o Porto de Aveiro reforça o seu comprometimento com as políticas nacionais para o desenvolvimento da economia do mar sustentável”, conclui o comunicado.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.