A companhia de combustíveis PRIO, a Administração do Porto de Aveiro (APA) e a Aveiport (grupo ETE) juntaram-se para avançar com “um projeto integrado” tendo em vista a aplicação de medidas de descarbonização na atividade portuária.
Depois de uma primeira fase piloto ao longo de três meses, envolvendo o Porto de Aveiro, “foi decidido alargar-se o projeto, estando previsto o fornecimento de ecodiesel pela PRIO, a todos os equipamentos motorizados a operar no porto”.
Segundo um comunicado, o projeto será implementado ainda durante o mês de julho permitindo “reduzir em grande escala as emissões de CO2 em todo o porto de Aveiro.”
A segunda fase prevê a inclusão de mais dois equipamentos, incluindo um ‘skid’ (depósito de armazenagem e bomba de abastecimento), para alargar o fornecimento a toda frota e alcançar números ainda mais significativos de reduções de CO2.
A PRIO pretende “estender essa iniciativa para os demais operadores do Porto de Aveiro e também para outros portos do país. A descarbonização fica mais fácil quando encontramos parceiros que partilham dos mesmos princípios.”.
O transporte marítimo é responsável por emissões de CO2 para a atmosfera. Ainda que, por regulamentação da IMO (International Maritime Organisation) os navios de hoje já utilizem combustíveis mais sustentáveis
Publicidade, Serviços & Donativos
Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.