Porto de Aveiro adjudicou obras na avenida marginal e dragagens

179
Porto de pesca bacalhoeiro (foto de Manuel Cardoso Ferreira).

O Porto de Aveiro anunciou que adjudicou as empreitas de requalificação da avenida marginal do Porto de Aveiro do largo de Aveiro (cais dique) e de dragagem no porto de pesca do largo por quase 5 milhões de euros, no global. Dois “projetos estratégicos que reforçam o compromisso” da empresa portuária “com a modernização e a sustentabilidade das infraestruturas marítimas e rodoviárias”.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O Porto de Aveiro relembra que a empreitada de requalificação da avenida marginal do porto de pesca do largo (cais dique) “pretende valorizar aquela infraestrutura portuária e aumentar a resiliência da infraestrutura às alterações climáticas, contribuindo para evitar as inundações que se verificam atualmente em períodos de marés vivas”.

Um investimento de aproximadamente 4,5 milhões de euros, com um prazo de 365 dias após a consignação.

Um muro de betão armado, com uma cota de coroamento de +5.0 (Z.H.), ao longo da retenção marginal, “eliminando a necessidade de alteamento do pavimento e permitindo manter as acessibilidades de todas as unidades empresariais existentes sem alteração”.

Outras obras

  • Requalificação do pavimento;
  • Criação de uma ciclovia partilhada;
  • Reorganização e criação de passeios e zonas de estacionamento;
  • Colocação de novos cabeços de amarração;
  • Reforço da retenção marginal;
  • Intervenção na iluminação pública;
  • Implementação de uma rede de combate a incêndios.

A infraestrutura portuária, recorda o Porto de Aveiro, “desempenha um papel crucial no setor da pesca do largo”, servindo 15 pontes-cais utilizadas por empresas ligadas à pesca, processamento, congelamento e distribuição de pescado. Possui, ainda, capacidade para o desenvolvimento de outras atividades portuárias, nomeadamente no Edifício Ponte-cais 12.

Já a empreitada de dragagem de manutenção, orçada em 425 mil euros, vai “assegurar a navegabilidade e segurança das embarcações da frota pesqueira e da Autoridade Marítima.”

No porto de pesca do largo, os trabalhos iniciar-se-ão em maio e irão focar-se na reposição das cotas de fundo junto às pontes-cais, atualmente assoreadas, “que dificultam a navegação em determinadas condições de maré.”

No Canalete, “dada a urgência da situação, os trabalhos começarão assim que estejam reunidas as condições necessárias”, esperando-se “normalizar rapidamente as operações das embarcações das entidades oficiais e garantir a segurança da navegação na área”. A empreitada será concluída no prazo de 60 dias.

Discurso direto

“A intervenção contribuirá para melhorar a resiliência do Porto de Pesca do Largo às alterações climáticas, valorizando-o como infraestrutura portuária versátil e devidamente infraestruturada. O desenvolvimento deste projeto contou com a participação e envolvimento fundamental da Câmara Municipal de Ílhavo, da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré e das associações e empresas localizadas na área de intervenção. O Porto de Aveiro reforça assim as condições desta infraestrutura para o desenvolvimento de atividades industriais e de armazenagem ligadas à pesca longínqua, bem como para o desenvolvimento de novas atividades marítimo-portuárias. A obra permitirá ainda valorizar o terminal do Edifício Ponte-cais 12, bem como criar melhores condições para o reforço da ligação ao Terminal Sul do Porto de Aveiro” – Eduardo Feio, Presidente do Conselho de Administração da APA.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.