As Grandes Opções do Plano (GOP) da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) para 2020 apontam para a execução de projetos assumidos no Pacto para o Desenvolvimento e a Coesão Territorial da Região de Aveiro (PDCT-RA).
Entre as ações em curso ocupam “posição de destaque, pela sua relevância para o desenvolvimento e pela sua dimensão financeira” no próximo ano a ponte-açude do Rio Novo do Príncipe, o projeto do Sistema de Defesa Primária do Baixo Vouga Lagunar ou o projeto Educ@RA de combate ao abandono escolar e promoção do sucesso educativo”, entre outros.
Em nota de imprensa, a CIRA, que é formada por 11 municípios, assume o empenho em dar continuidade à Polis Litoral Ria de Aveiro, apesar de estar em fase liquidação, “para que prossigam as operações que tem em curso e que são de relevante importância para a Ria e a Região de Aveiro, destacando-se a obra de desassoreamento da Ria de Aveiro (em plena execução)”.
As autarquias defendem uma operação “Polis 2”, tendo como base a proposta já apresentada ao Governo, “a par com o processo de descentralização da competência de gestão da Ria de Aveiro”.
O orçamento da CIRA para 2020 ronda 19,5 milhões de euros.
Consultar nota de imprensa completa
Artigo relacionado
Concurso para concessão dos transportes na região de Aveiro com parecer positivo