Uma operação de fiscalização da Polícia Marítima de Aveiro detetou seis embarcações de pesca em infração, sendo cinco de pesca lúdica embarcada e uma de pesca profissional, às quais foram instruídos processos de contraordenação.
Segundo um comunicado, a ação resultou na abordagem a 12 embarcações de recreio de pesca lúdica embarcada e cinco a embarcações de pesca profissional, num total de 21 pescadores embarcados.
A fiscalização do Comando-local da Polícia Marítima de Aveiro decorreu entre os dias 17 a 23 de junho junto da pesca lúdica e profissional embarcada na orla costeira, barra e laguna de Aveiro.
Para além de restrições de pesca, a zona merece atenção devido à necessidade de assegurar segurança da navegação, de pessoas e bens na barra e águas restritas, por força do movimento de navios de grande porte.
A proibição do exercício da pesca profissional e lúdica na área de jurisdição da Capitania do Porto de Aveiro estende-se aos fundeadouros exteriores, ao canal de aproximação à barra, ao canal de embocadura, aos canais de navegação e terminais do porto de Aveiro, conforme definido no Edital da Capitania do Porto de Aveiro, bem como nos locais interditados pelas Normas de Segurança Marítima e Portuária do Porto de Aveiro.