
“Gineceu”, da poetisa Clara Andrade, é a obra vencedora da edição de 2024 do Prémio Literário João da Silva Correia, anunciou hoje a Câmara Municipal de S. João da Madeira, entidade promotora.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
A decisão foi tomada por unanimidade pelo júri do concurso, constituído pelo diplomata e escritor Luís Castro Mendes – Ministro da Cultura entre abril de 2016 a outubro de 2018 –, o poeta José Fanha, que é um dos comissários do Festival Poesia à Mesa, e António Baptista Lopes, da editora Âncora, com quem a autarquia sanjoanense mantém uma parceria na edição dos livros premiados.
Nascida em 1962, Clara Andrade é licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.Foi professora do ensino secundário e é atualmente responsável pela Biblioteca Municipal de Lagoa.
O júri decidiu premiar “Gineceu” por ser “um livro com rigor e coerência na força da sua linguagem poética” e que “alude a temas feministas bem atuais.”
Citada na nota de imprensa, refere que os escritos “são quadros sobre a vida e o sentir das mulheres em diferentes tempos e contextos”, em “pequenas histórias encadeadas poeticamente e que no seu conjunto constituem uma única história, a das mulheres”.
A edição deste ano do Prémio Literário João da Silva Correia inclui trabalhos quye foram submetidos pela primeira vez em formato digital. Chegaram a São João da Madeira 215 originais de poesia, oriundos de diversas localidades de Portugal e de países como Brasil, Moçambique, Angola, França, Argentina, Estados Unidos, Itália, Alemanha e Espanha, continuando a aumentar o número de obras apresentadas.
Coordenado pela Biblioteca Municipal de São João da Madeira, o prémio é uma homenagem a João da Silva Correia (1896-1973), jornalista e escritor sanjoanense, autor do romance “Unhas Negras”. A edilidade atribuiu uma comparticipação financeira para publicação da obra premiada até ao limite de 3.000 euros.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.