Fogos florestais em Sever e Águeda dominados / Perímetro atingiu 300 km’s na Região

567
Bombeiros em combate a incêndio florestal.
Dreamweb 728×90 – Video I

O dia positivo no combate às chamas no “complexo de incêndios” na região começou com a entrada em fase de resolução de fogos que atingem Albergaria-A-Velha e Oliveira de Azeméis. À noite, foram dadas como dominadas, também, frentes em Sever do Vouga e Águeda. O perímetro abrangido pelos vários fogos foi atualizado para três vezes mais: atinge agora 300 quilómetros dos quatro incêndios. Mais complicado está a situação a norte, onde Arouca viu alastrar ao seu território um fogo de Castro D’ Aire.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

No ponto de situação feito ao princípio da noite, no posto de comando de Oliveira de Azeméis, Mário Silvestre, 2º comandante nacional da ANEPC, já tinha deixado a nota da “evolução positiva” no combate ao “complexo de incêndios” que levou a região de Aveiro a enfrentar uma das situações mais críticas no País durante os últimos dias. Depois de Oliveira de Azeméis e Albergaria-A-Velha, os trabalhos em Sever do Vouga também “decorrem de forma bastante favorável” graças aos recursos empenhados (mais de 780 operacionais) com ajuda da melhoria das condições climatéricas. “Contamos durante a noite de hoje, e não muito tarde, que fique em resolução”, declarou.

Em Águeda, os meios foram reposicionados por força do vento “para aguentar o impacto” e fez-se avançar com maquinas de rasto a zona de incêndio que corria risco de reacender. “Neste momento temos uma situação bastante favorável”, adiantou o comandante. Apesar do fumo ter reduzido a capacidade dos meios aéreos, não deixou de ser “um dia bom”. As máquinas de rasto vão continuar empenhadas na zona de maior risco (Talhadas/Préstimo) para travar avanços.

A ANEPC colocou em Oliveira de Azeméis pelotões militares a ajudar na vigilância, para que os bombeiros possam ser reencaminhados para outros fogos florestais. O mesmo sucederá em Sever do Vouga e Águeda, quando necessário.


Artigo relacionado

Fogo florestal de Oliveira de Azeméis entrou em fase de resolução

Sever do Vouga / Pessegueiro do Vouga
+ info https://fogos.pt/fogo/20241143845/detalhe

Sever do Vouga / Póvoa
+ info https://fogos.pt/fogo/20241146170/detalhe

Oliveira de Azeméis
info + https://fogos.pt/fogo/20241146141/detalhe

Arouca
+ info https://fogos.pt/fogo/20241164825/detalhe

Artigos relacionados

Incêndio em Águeda dado como dominado – autarca deu conta da situação

Arouca perdeu quase dois quilómetros de passadiços e continua a arder

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.