É importante evocar a memoria do Artista notável Aveirense, José Afonso, conhecido por todos nós como Zeca Afonso.
Por Marcos Muge *
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Sendo eu o autor da obra na estação da CP de Aveiro, que descerramos, juntamente com a Entidade Infraestruturas de Portugal, os Amigos Dr. Antonio Neto Brandão, o primo do Zeca Dr. Domingos Cerqueira, membros da Associação José Afonso e muitos amigos presentes, a 2 de Agosto de 2019, no dia em que fazia 90 anos.
Na passada sexta-feira e sábado, a obra exposta permanentemente no hall de entrada na estação de comboios de Aveiro foi intervencionada com uma limpeza, conservação e algumas correções, para que tenha muita dignidade para as comemorações que se aproximam, dos 50 anos do 25 de Abril.
Na obra tem escrito “Pensar Zeca Afonso” e um cravo vermelho. Depois, ainda, em toda a obra, as palavras “Igualdade, Democracia, Paz, Liberdade, Fraternidade e Utopia”, as mais vincadas causas pelas quais combateu toda a sua vida, no plano social, como criador e intérprete cantautor.
As faixas vermelhas representam o pano vermelho sem símbolos, que o Zeca Afonso pediu que colocassem sobre a sua urna até á sua sepultura, onde está, em Setúbal.
Descerrámos a obra à mesma hora que José Afonso nasceu, às 10:30, no dia 2 de Agosto de 1929, numa rua que já não existe, bem como a casa, perto das ‘5 Bicas’ e do Parque Infante D. Pedro, na freguesia da Glória, em Aveiro. A mãe foi professora na escola primária da freguesia da Glória.
Exactamente em 1999, fiz uma exposição na Galeria Municipal de Aveiro, que era no Edificio da Misericórdia, onde hoje está a Livraria Bertrand, ao lado da Igreja da Misericórdia e em frente ao edifico da Camara Municipal de Aveiro, integrada nas comemorações dos 25 anos do 25 de Abril, onde prestei homenagem ao Zeca Afonso com duas obras: um painel de azulejos com o seu retrato e o poema “Grandola vila morena”, oferecida à Camara Municipal de Aveiro, e uma escultura com o poema “Os Vampiros”.
Artigo relacionado
Aveiro: Retrato em madeira evoca José Afonso
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.