Pedalar em Aveiro, por uma cidade mais verde e com menos carros

396
Foto da Facebook da Ciclaveiro.

Mais de uma centena de crianças e famílias voltaram a pedalar em Aveiro, por uma cidade mais verde, com menos carros e menos velocidade, pelo direito a caminhar e de pedalar para a escola ou brincar na rua sem medo!

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

No passado domingo, dia 22 de setembro, celebrou-se o Dia Europeu Sem Carros com muitas crianças acompanhadas das suas famílias a sair à rua e pedalar pela cidade, reclamando espaço público de qualidade para poderem brincar, andar de bicicleta e a pé, principalmente nas deslocações para a escola.

Aveiro está no mapa europeu da Kidical Mass, tendo participado, desde a primeira edição, da Kidical Mass Portugal (esta foi a sexta edição). O movimento decorre em várias cidades do mundo e procura dar visibilidade à necessidade e urgência das crianças e adultos poderem usar os modos ativos nas suas deslocações diárias (caminhar, bicicleta, skate, trotinete, patins, etc.) exigindo a melhoria urgente da infraestrutura ciclável e a pacificação das ruas, com um grande foco nas envolventes escolares.

A manifestação Kidical Mass Aveiro reuniu 116 pessoas (101 bicicletas de adulto e criança, sendo 3 delas cargobikes, 14 crianças transportadas em cadeirinha e 1 trotinete), acompanhada por 2 agentes da PSP em bicicleta e o apoio de dois agentes de mota que fizeram um percurso pelo centro urbano da cidade. O percurso percorreu locais emblemáticos como a Avenida Dr. Lourenço Peixinho, onde as bicicletas partilham o espaço com autocarros e são obrigadas a contornar diariamente muitos carros estacionados abusivamente em segunda fila e a desviar-se de portas de carros a abrir, enfrentando riscos reais de segurança e a Avenida 25 de Abril que, apesar de ter sido contemplada com uma ciclovia segregada, começa e acaba em pontos de conflito com as vias rodoviárias e, por isso, inseguras.

Os momentos altos desta Kidical Mass aconteceram entre a área de coexistência no final da Avenida, e a entrada da rotunda das pontes para o Rossio , onde claramente só foi possível em segurança com reforços de segurança a garantir a passagem. A entrada da rotunda para o Rossio é um enorme ponto de conflito, o trânsito intenso mesmo num dia em que se deveria celebrar o Dia Europeu Sem Carros, é claramente um motivo de preocupação e de reivindicação dessa manifestação. Outro ponto crítico encontra-se entre o Rossio e a rotunda das Salinas, que demonstra que a falta de infraestrutura como ciclovias, mas também a ligação das existentes, impede a circulação das crianças de forma segura, mais uma vez com um intenso tráfego automóvel.

A forte adesão a esta Kidical Mass em Aveiro demonstra que Aveiro está atenta e consciente do que deve ser uma cidade desenhada para o dia a dia de quem mora e quer morar na cidade, para uma geração que está a crescer e que quer usufruir dos espaços públicos de socialização e brincadeiras com vizinhos e amigos, que se quer sentar à sombra de uma árvore a caminho de casa e quer ter a possibilidade de ir para a escola a pé ou de bicicleta sem ter medo. Uma geração que reivindica uma cidade com “espaço para esta geração”.

A Ciclaveiro e todas as pessoas que se empenharam na tarefa de organização e mobilização estão orgulhosas da comunidade local que se envolve e participa nesta manifestação, de forma consistente, por uma cidade mais respirável, mais segura e mais humana.

Não vamos parar de pedalar e de fazer crescer esta comunidade e, por isso, voltaremos a sair à rua em maio de 2025, com mais uma Kidical Mass para continuar a reivindicar o direito ao espaço seguro na rua para todos!

Um agradecimento especial ao CASULO, que dinamizou as oficinas de pintura de cartazes com as reivindicações das crianças e que coloriram as bicicletas, às ciclopatrulhas do comando distrital de Aveiro da PSP que, mais uma vez, marcaram presença e tornaram o percurso mais seguro e confortável e que compreendem o que está em causa, às famílias e às entidades que participaram e ajudaram na mobilização e divulgação desta massa crítica.

A Ciclaveiro irá continuar o seu trabalho de sensibilização e mobilização desta comunidade que quer poder deslocar-se de forma mais eficiente, económica, saudável e feliz!

Ciclaveiro

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.