PCP de Ovar denuncia “esvaziamento” dos serviços locais de saúde

374
Hospital de Ovar.
Dreamweb 728×90 – Video I

O PCP de Ovar afirma que a Unidade Local de Saúde (ULS), que agrega a gestão dos cuidados de saúde, de forma integrada, “não é solução”.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Para os comunistas vareiros, confirmam-se as expetativas desfavoráveis que motivaram alertas em Outubro de 2023, por receio de “agravar os problemas de acesso aos cuidados de saúde primários no concelho” e colocar em causa “o correto funcionamento e desenvolvimento do Hospital de Ovar.”

Com Ovar integrado na ULS do Entre Douro e Vouga, depois de deixar a ULS da Região de Aveiro, está a acontecer “o esvaziamento dos serviços, a desmarcação de consultas sem reagendamento, rescisões com prestadores de serviços, deslocalização de serviços, como é o caso da Unidade de Hospitalização Domiciliária e os profissionais afectos à mesma”. Mas também “a deslocalização de trabalhadores administrativos e outros profissionais para o Hospital de Santa Maria da Feira, muitas vezes sem garantias das mesmas condições de trabalho que tinham em Ovar”. Vários equipamentos e mobiliário estarão a ser levados, também, para aquela unidade hospitalar do concelho vizinho.

O modelo da ULS, para o PCP, “não ajuda a resolver os problemas centrais do SNS”, como a falta de investimento e falta de recursos humanos, revelando-se, ainda, “ineficaz no atendimento”, tornando-se “um instrumento para concentração de serviços”.

Os comunistas defendem, em alternativa, “mais investimento nas unidades do SNS no concelho, Hospital e Centros de Saúde, manutenção e reforço dos serviços e valências do Hospital, valorização da remuneração e das carreiras dos seus profissionais da saúde”, considerando “urgente reverter o actual e precipitado processo de concentração de serviços de saúde em ULS.”

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.