O município de Oliveira do Bairro decidiu, recentemente, apoiar a Fábrica da Igreja Paroquial de Oiã nos trabalhos de restauro da arte sacra existente na Igreja Matriz.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
O executivo liderado por Duarte Novo aprovou a atribuição de um apoio financeiro até 74.850 euros para a conservação dos retábulos, esculturas do altar-mor e dos retábulos maneiristas.
De acordo com a deliberação camarária, o pagamento do subsídio à paróquia será efetuado em duas tranches, a primeira das quais correspondente a 60% da verba disponibilizada no protocolo de
cooperação financeira.
Já o restante, será feito com a apresentação das despesas realizadas após a emissão de relatório de acompanhamento do investimento municipal.
A Igreja Matriz de Oiã, que é dedicada a São Simão, foi inaugurada em 1901. Apesar de se tratar de um templo recente, este inclui retábulos do século XVII, de Barroco nacional de fabrico coimbrão, transferidos do antigo convento das eremitas de Santo Agostinho de Santa Ana, em Coimbra. Fechando o conjunto, encontram-se as pinturas do século XVII na capela-mor e nas laterais, bem como algumas esculturas do século XVIII.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.