Quem tem uma casa sabe que em alguma altura serão necessárias obras ou reparos. O que nem todos sabem, porém, é que muitas delas podemos ser nós mesmo a executar. Pode parecer difícil fazer as obras de reparação ou remodelação numa casa, mas não é, e são cada vez mais os que optam pela bricolage ao arranjarem o lar.
Todos temos alguma habilidade ou destreza manual. Se não, ainda há tempo de aprender. A bricolage é a prova disso, porque é uma das atividades que mais tem crescido nos últimos anos, quer pelo maior tempo que passamos em casa devido à pandemia quer pela vontade das pessoas em comprometer-se com a sustentabilidade. Muitos são os trabalhos que podemos fazer, basta ter alguma vontade em aprender, algum tempo livre seguir algumas medidas de segurança.
Tudo pode ser feito
Não é por acaso que a expressão faça você mesmo seja tao popular atualmente. Existe uma infinidade de trabalhos que podemos ser nós mesmos a fazer, dos mais simples aos que parecem mais complexos: mudar uma cozinha, pintar as paredes e os tetos, envernizar as portas, as janelas e os armários.
Outro trabalho muito fácil de se fazer é melhorar a funcionalidade e a organização da nossa casa. Para isso não é preciso muito, um pequeno armário ou umas prateleiras são o suficiente. Para quem procura ter um local para relaxar, nada melhor do que criar o seu espaço de lazer, como arranjar um jardim ou, então, criar um espaço ajardinado em locais como varandas, terraços ou pátios.
Também são trabalhos de bricolage a transformação de objetos sem uso em outra peça que tenha novas funcionalidades, como uma cadeira antiga que pode ser transformada numa mesa de cabeceira, ou uma calça que pode ser transformada numa bolsa.
Vantagens da bricolage
Aquilo que somos nós mesmos a fazer tem normalmente um valor pessoal, seja algo que faz para si ou para presentear. Além disso, a bricolage permite ainda:
- A poupança considerável de dinheiro em mão de obra e em materiais;
- Gastar menos com a decoração da casa;
- A redução do lixo, pois muito do que seria descartado ganha nova utilidade;
- A estimulação da criatividade e da destreza manual;
- O aumento da autoestima e do bem-estar pessoal;
- O reconhecimento do nosso trabalho pelos que nos são mais próximos;
- Estar alinhado a iniciativas mais sustentáveis;
- O incentivo à aquisição de novas competências e habilidades;
- Ter uma fonte extra de rendimento;
- Passar o tempo de forma mais saudável e útil.
- O que fazer antes de iniciar qualquer trabalho
Existem muitos trabalhos que pode ser você mesmo a fazer, mas antes de iniciar qualquer tarefa é conveniente:
-
- Planear e pesquisar como executar todos os trabalhos pretendidos antes investir na compra de materiais. Não falta informação na Internet, em livros e revistas e nas lojas de venda de materiais;
- Começar sempre pelos trabalhos mais simples ou pelos que mais gosta de fazer, porque o risco de desistência diminui;
- Ter as ferramentas e os materiais necessários para não haver perda de tempo com o trabalho;
- Em caso de dúvida, pedir a ajuda a quem tem mais experiência;
- Não menos importante é conhecer quais as medidas de segurança necessárias. A bricolage é uma atividade na qual os trabalhos são executados por alguém que não é especializado, mas atentar-se para a necessidade do uso de equipamentos de segurança, tais como máscaras, óculos e luvas de proteção é sempre importante.
Publicidade, serviços e donativos
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.
O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.