A reabilitação do chamado bairro do SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local), na praia de Cortegaça, irá seguir para a fase de concurso público, anunciou hoje a Câmara de Ovar.
No cumprimento do “plano de ação para o atual mandato”, o executivo aprovou o projeto de execução e a abertura do concurso público para “uma obra há muito ansiada pela população cortegacense”.
Avaliada em mais de 710 mil euros, a empreitada abrange12 moradias que necessitam de melhoramentos das condições de habitabilidade, nomeadamente através da resolução de problemas de isolamento térmico, infiltrações, da substituição dos vãos com caixilharia para instalação de vidros duplos, execução de escadas novas, criação de uma casa de banho no piso 1, bem como a renovação das instalações elétricas e hidráulicas.
A obra integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Ovar.
Salvador Malheiro, presidente da Câmara, citado em nota de imprensa, “congratulou-se com o avanço desta empreitada, que vai melhorar substancialmente a qualidade vida de 12 agregados familiares”.
O projeto do bairro do SAAL foi elaborado pela dupla de arquitetos Alfredo Resende e António Moura, em outubro de 1975, tendo sido construído com apoio do Fundo de Fomento da Habitação.
“Tratam-se de habitações muito antigas que se foram degradando ao longo de quatro décadas, pelo que era imperiosa e urgente uma intervenção neste bairro histórico da Vila de Cortegaça, dotando-o de condições de habitabilidade, conforto e segurança. E, paralelamente, contribuir para melhorar a qualidade e a imagem do tecido urbano, ampliando a atratividade desta zona nobre da praia”, referiu o edil.