A Câmara de Ovar deu ‘luz verde’ ao designado “Programa base e estudo prévio” elaborado para a relocalização do parque de campismo de Cortegaça, mantendo-o em zona florestal.
A deliberação foi tomada por unanimidade na última reunião do executivo vareiro a que preside Salvador Malheiro (PSD).
O presidente referiu, aquando da apresentação dos documentos na vereação, que o projeto para deslocalizar o recinto, atualmente ameaçado pela erosão costeira, “foi negociado” com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e está “devidamente integrado” na ‘Frente de Mar Esmoriz – Cortegaça’
“Um projeto estruturante para a freguesia de Cortegaça, para cuja concretização a Câmara Municipal irá trabalhar, na procura do necessário financiamento”, acrescentou o edil.
O executivo autorizou, desde já, o início dos procedimentos para a elaboração do projeto de execução.
A autarquia viu aprovada uma candidatura apresentada ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) que compariticipou em 74.528 euros os encargos com o estudo prévio.
Está pendente outra candidatura no valor de 1,5 milhões de euros, perspetivando-se um financiamento comunitário de 85 %.
O projeto prevê um recuo de 600 metros, mas também a requalificação de espaço público envolvente à praia de Cortegaça (estacionamento, zona pedonal, demolições de estruturas ilegais) e um reforço do areal, que tem sido levado pela erosão costeira.
Prevê-se ainda a construção de um novo parque de estacionamento e uma zona poedonal e lazer, com parque infantil e várias infraestruturas de apoio.
O parque de campismo é propriedade da Junta de Freguesia de Cortegaça que concessionou a sua exploração.
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.