Ovar: Mulher assume autoria de “fogueirasita” que ameaçou zona florestal

245
Tribunal de Aveiro.

Uma mulher de 52 anos assumiu, esta terça-feira à tarde, no Tribunal de Aveiro, a autoria de um incêndio em Válega, concelho de Ovar, junto à sua residência, mas alegou que foi uma queimada para limpeza de terreno de que é proprietária junto à estrada, tendo tido cautelas, incluindo uma mangueira com água.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

“Foi a primeira vez, não o fiz por mal. Não sabia que era preciso pedir um papel para uma fazer uma fogueirasita, aquilo era só fumo”, afirmou a arguida, doméstica, em resposta à juíza presidente ano início do julgamento em que responde por crime de incêndio florestal agravado relativo a factos ocorridos a 2 de junho de 2024, ao final da tarde.

Segundo a acusação, o fogo foi ateado em dois pontos distintos com recurso de fósforos numa zona de vegetação, evoluindo de forma rápida para área florestal. Valeu a chegada dos bombeiros, que controlaram as chamas antes que atingissem proporções maiores e representassem perigo para casas na vizinhança.

Questionada pela Procuradora do Ministério Público, a mulher disse que sofreu as queimaduras que lhe foram encontradas nos braços devido a lume, mas na lareira de casa e, também, que não estava alcoolizada à hora em que foi dado o alerta de fogo por uma vizinha. “Bebi vinho branco à refeição, em excesso não. Não bebia assim tanto”, declarou.

Após a intervenção dos bombeiros, manteve-se nas imediações e o seu comportamento foi notado. “O discurso era incoerente, não percebi porquê. Aparentava estar alcoolizada, pela maneira de falar e também cambaleava”, esclareceu um militar da GNR que esteve presente na ocorrência. Um outro Guarda confirmou que a mulher “estava referenciada” por situações idênticas. Quando confrontada no dia do fogo terá justificado a queimada porque a autarquia local não procedia a limpeza dos matos próximos.

Artigo relacionado

Mulher detida por fogo posto em Ovar

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.