A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) invocou “a inexistência de uma fonte de água potável” para não atribuir este ano Bandeira Azul à praia do Torrão do Lameiro, em Ovar.
Informação transmitida pela Câmara vareira que se afirma “surpreendida pela comunicação” da entidade que atribui o galardão.
“Esta surpresa e até indignação prende-se com o facto de a candidatura ser similar e com as mesmas condições dos anos anteriores (desde 2016), não havendo justificação congruente para esta decisão da ABAE, pelo que a mesma já foi contestada pelo município de Ovar”, refere o comunicado.
A fonte de água potáve seria um “critério indicativo” e “nunca” impediu, até 2023, a atribuição da Bandeira Azul ao longo dos últimos sete anos. “Todos os critérios imperativos são cumpridos nesta praia. Aliás, a autarquia tem vindo a anualmente a melhorar as condições desta praia, a qual dispõe de instalações sanitárias, com higienização e manutenção diárias, pessoal de limpeza permanente, sendo garantido o abastecimento de água potável por reservatório reabastecido diariamente”, assegura a autarquia.
A nota de imprensa relembra, ainda, “que se trata de uma praia natural, acessível por estrada que atravessa o regime florestal, longe do centro urbano e de infraestruturas de abastecimento de água.”
A Câmara conclui adiantando que “contestou a decisão e pediu a sua reapreciação, entendendo estarem asseguradas as condições exigidas.”
Artigo relacionado
Ovar: Câmara não vê motivos para retirada da Bandeira Azul do Torrão do Lameiro
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.