A unidade de hospitalização domiciliária do Hospital Dr. Francisco Zagalo (HFZ), em Ovar, passa a prestar serviços aos utentes do Centro Social e Paroquial São Pedro de Maceda no âmbito de um protocolo de cooperação celebrado esta quinta-feira.
A unidade disponibiliza uma equipa que garante a cobertura médica e de enfermagem, durante 24 horas, em regime de presença física e prevenção.
“Este é mais um passo importante no âmbito da hospitalização domiciliária, dando seguimento de compromisso público estabelecido entre o nosso hospital e o Ministério da Saúde em outubro de 2018”, afirmou o presidente do Conselho Diretivo do HFZ Luís Miguel Ferreira.
O acordo tem por objeto “a definição dos termos de cooperação entre as partes”, quanto à admissão de utentes daquele centro social na unidade de hospitalização domiciliária,.
O serviço garante uma assistência contínua e que permite reduzir complicações e infeções hospitalares, além de permitir gerir melhor as camas disponíveis para o tratamento de doentes agudos e que precisam de internamento em contexto hospitalar.
É o primeiro protocolo de cooperação com uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) no contexto do serviço de hospitalização domiciliária do HFZ lançado em junho de 2019.
Para o diretor de serviço do Centro Social e Paroquial São Pedro de Maceda, Álvaro Pinto, “a celebração deste protocolo faz todo o sentido, sendo uma mais-valia para os cerca de 60 utentes da instituição que, caso precisem de internamento e cumpram os requisitos de admissão na hospitalização domiciliária, podem beneficiar deste serviço”.
A IPSS foi criada em junho de 1981 pela iniciativa da Comissão da Fábrica da Igreja de Maceda.