
O município de Ovar informou hoje que está a “preparar” uma “proposta de intervenção” no emblemático ‘Chafariz Neptuno’, localizado no centro da cidade.
O tridente em ferro forjado da escultura em pedra de Ançã, caiu em março de 2024, tendo provocado a quebra de dois dedos da mão direita, que o sustentava.
Já foi realizada uma réplica metálica, com peso, resistência e sistema de fixação, mais adequadas ao atual estado de conservação da escultura com a ajuda do artesão José Correia.
A peça original encontra-se atualmente em depósito na Câmara Municipal de Ovar. “Em paralelo, no sentido de valorizar e reabilitar todo o conjunto do ‘Chafariz do Neptuno’, foi realizada uma análise do estado de conservação deste monumento, e está a ser preparada uma proposta de intervenção de conservação e restauro do conjunto do chafariz, por técnicos da especialidade, que permita a resolução de inúmeros problemas estruturais e que devolva toda a sua integridade e configuração original”, adianta a autarquia vareira.
O ‘Neptuno’, um dos ex-líbris de Ovar, integra o chafariz inaugurado em 1877. Para além da sua missão de abastecimento de água à população à época, serviu para embelezar a cidade. O conjunto é assumido também como um “talismã” do Carnaval de Ovar, tendo sido replicado em cartazes, temas, trajes e carros alegóricos.