O Hospital Dr. Francisco Zagalo (HFZ), em Ovar, apresenta, esta segunda-feira, o seu serviço de hospitalização domiciliária com a presença da secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte.
A nova Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) tem por missão “contribuir para o melhor nível possível de saúde e bem-estar” dos utentes que necessitem transitoriamente (durante fase aguda ou agudizada da doença) de cuidados de nível hospitalar, sempre que a permanência no hospital seja prescindível.
O hospital disponibiliza uma equipa de 10 elementos que garantem a cobertura médica e de enfermagem, durante 24 horas, em regime de presença física e prevenção.
“A hospitalização domiciliária é uma prática recente em Portugal, tendo sido o Hospital Garcia de Orta o primeiro a ter uma unidade com esta valência, um modelo usado em vários países e que traz vantagens, como evitar infeções hospitalares multirresistentes ou reduzir os custos de internamento”; lembra uma nota de imprensa do HFZ.
O doente que esteja hospitalizado no domicílio tem acesso aos medicamentos exatamente como se estivesse internado no hospital.