Operação ‘Mergulhão’ identificou 20 pessoas, apreendeu equipamentos e ameijoa viva

583
Fiscalização de apanha de amêijoa (Ria de Aveiro).

A Ria de Aveiro foi palco, esta segunda-feira, de uma “megaoperação de combate à captura ilegal da amêijoa com recurso a equipamentos de mergulho autónomo”, informa a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Os elementos da Polícia Marítima fiscalizaram seis embarcações de recreio, tendo identificado 20 pessoas. Na mesma altura, foram apreendidos três equipamentos completos de mergulho, uma embarcação e uma viatura utilizadas na prática da atividade ilegal e, ainda, 15 quilos de amêijoa viva, entretanto devolvida ao seu habitat natural.

Estiveram empenhados, ao todo, 96 elementos da Polícia Marítima, apoiados por seis embarcações, 20 viaturas e quatro drones. ​

A operação envolveu Comandos Regionais do Norte, Centro e Sul da Polícia Marítima, o Grupo de Ações Táticas (GAT), o Grupo de Mergulho Forense (GMF), a Unidade Central de Investigação Criminal (UCIC) e, ainda, a Divisão de Análise e Informações Policiais (DAIP).

A Polícia Marítima “quis contribuir para combater a ilegalidade e fazer com que esta atividade altamente lucrativa seja regulada”, justificou o Comandante Regional da Polícia Marítima do Norte Silva Lampreia, destacando que os “resultados são significativos e muito importantes”.

Apreensão de equipamentos de mergulho usados na apanha ilegal de amêijoa (Ria de Aveiro).

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.