Os munícipes de Oliveira do Bairro vão pagar menos pelos resíduos urbanos em 2025. O tarifário aprovado pelo executivo apresenta uma descida média de 4,5%, anuncia um comunicado.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
A redução no tarifário de resíduos urbanos “vem contrariar a tendência de subida que acontece no resto do país”, sublinha a autarquia bairradina.
O valor anual é definido tendo em conta os custos da recolha e tratamento apurados no ano anterior, procurando-se que as tarifas de cada município reflitam os custos reais do serviço.
O cálculo do tarifário dos resíduos urbanos baseia-se em regras definidas por lei pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR).
Em 2023, o município registou um aumento de 8,42% na recolha de resíduos seletivos. Foram mais de 122 toneladas, a que corresponde mais 5,27 quilos de resíduos recicláveis recolhidos por habitante no concelho.
Uma redução considerada ainda mais significativa, tendo em conta que o concelho tem o maior aumento populacional da Região de Aveiro, em termos relativos, entre os anos de 2013 e 2023.
Discurso direto
“Com a redução da quantidade de resíduos urbanos indiferenciados produzidos no concelho, em consequência dos projetos que temos implementado nesta área desde 2018 e da colaboração extraordinária da nossa população. Quanto menos quantidade de resíduos indiferenciados tivermos, menos vamos pagar pela sua recolha e tratamento. O que nos abre a possibilidade legal de reduzir os tarifários aos nossos munícipes” – Jorge Pato, vice-presidente e responsável pelo pelouro ambiental da Câmara de Oliveira do Bairro.
Projetos na área dos resíduos
O município de Oliveira do Bairro tem implementado nos últimos anos projetos que o “tornam pioneiro a nível nacional na gestão de resíduos”, nomeadamente a entrega gratuita a moradias, a estabelecimentos comerciais, a IPSS e às escolas do concelho de três contentores ecopontos para a separação dos resíduos, cuja recolha é feita porta-porta, e de contentores para biorresíduos e compostores.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.