Oliveira do Bairro partilha boas práticas na área da Idade Maior

510
Intercâmbio entre as Câmaras de Oliveira do Bairro e Ílhavo.

Uma delegação do Município de Ílhavo visitou a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, para uma reunião técnica, no sentido de conhecer o trabalho que a autarquia bairradina tem realizado na área do envelhecimento.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Lília Ana Águas, Vereadora responsável pelo pelouro da Idade Maior do Município de Oliveira do Bairro, recebeu a sua congénere de Ílhavo, Mariana Ramos, que levou consigo técnicos municipais e de IPSS do seu concelho.

“Foi uma visita muito agradável e útil para ambas as equipas”, referiu Lília Ana Águas, explicando que se tratou de “uma troca de experiências e de boas práticas entre dois Municípios que são referência regional e nacional nas políticas e estratégias relativas ao envelhecimento ativo e ao apoio à população sénior, bem como a todos os seus cuidadores, sejam formais ou informais”.

Sobre o trabalho realizado em Oliveira do Bairro, a autarca referiu que “temos evoluído na nossa abordagem e na procura de mais e melhores soluções para os problemas e desafios que a população mais idosa enfrenta, até porque temos constatado, com agrado, que atualmente os idosos desempenham novos papeis na sociedade, tornando-se mais ativos e participativos”.

Distinções

O trabalho realizado pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro na área da Idade Maior já foi várias vezes distinguido a nível regional e nacional, tendo recebido, no final de 2023, o galardão “Território da Longevidade”, atribuído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro – CCDR Centro e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Estas entidades consideraram Oliveira do Bairro como uma das autarquias que “oferecem as melhores condições para um envelhecimento seguro, saudável e ativo dos seus cidadãos”.

Outras distinções que premiaram o município bairradino foram o Selo de Mérito “Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais”, do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, em dois anos consecutivos, 2022 e 2023, o reconhecimento como uma “Autarquia Amiga das Pessoas com Demência”, em 2022, pelo projeto AGILidades, que trabalha na área geriátrica, somando-se uma Bandeira de Mérito Social da Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES), no mesmo ano. Em 2021, foi reconhecido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com o Selo ‘Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021’, por apresentar “políticas, programas, planos estratégicos e práticas [que] demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida”.

Pelouro da Idade Maior

O Pelouro da Idade Maior do Município de Oliveira do Bairro foi criado em 2018, após esta temática ter sido definida como prioridade pelo Conselho Local de Ação Social.

Os objetivos da sua criação passaram pela prevenção e resposta a situações suscetíveis de afetar a segurança, saúde ou bem-estar das pessoas idosas, por informar e sensibilizar a comunidade sobre os direitos desta população, combater a sua exclusão social e, finalmente, desconstruir a imagem negativa e o preconceito associado ao processo de envelhecimento, através de uma intervenção mais estruturada e dinâmica.

O objetivo último do Pelouro da Idade Maior é o de proporcionar as melhores condições para que a população do concelho envelheça de forma positiva e saudável, tendo como desígnios maiores a sua dignidade e qualidade de vida.

Câmara de Oliveira do Bairro

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.