Oliveira do Bairro: Homenagem “às pessoas que fazem o nosso concelho”

242
'Cravo da Liberdade', de Carlos de Oliveira Correia (Oliveira do Bairro).

Nestes últimos anos temos tido a oportunidade de celebrarmos um ato histórico para o nosso concelho, para a sua sede e 4 das suas vilas. Hoje comemoramos, também, alguns daqueles que ajudaram estes 21 anos a serem possíveis e os 29 anteriores a preparem o que construímos até então. Empresas, Associações e Pessoas.

Por Duarte Novo *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Quero começar por renovar os parabéns aos colaboradores do Município que acabámos de homenagear. Eles são um fator essencial do desenvolvimento do nosso concelho. Ao homenagearmos o serviço destes funcionários estamos a perpetuar o serviço das gerações de cidadãos que ajudaram a construir o concelho que somos hoje. Na política, nas associações, na sociedade civil, nas empresas todos ajudámos a fazer o concelho de hoje. E também por isso este ano também homenageamos alguns de nós, de Vós, que se distinguiram pelo seu contributo para o desenvolvimento do concelho de Oliveira do Bairro e para o bem-estar da sua população.

Homenageámos a Cerâmica SOTELHA por se assumir, ainda hoje, depois de cinco décadas, como uma empresa inovadora e de referência no seu setor.

Homenageámos A Comercial porque desde 22 de janeiro de 1947, no centro de Oiã, A Comercial continua um estabelecimento familiar, de comércio tradicional e de proximidade, baseado no atendimento personalizado, tendo em conta as necessidades dos clientes e a tipologia de produtos.

Homenageámos a União Filarmónica do Troviscal pelo seu percurso de formação musical e pessoal dos seus músicos e por manter vivo o seu objetivo artístico de interpretar sempre o melhor reportório que permita aos seus músicos exporem o máximo do seu talento e capacidade técnica.

Homenageámos a Escola de Artes da Bairrada porque através do seu ensino artístico, e da sua escola os nossos jovens têm o primeiro contato com a música ou com a dança e criam as bases de uma existência mais completa associada a uma disciplina de trabalho rígida, que desenvolve simultaneamente a autoestima e a consciência da importância do esforço coletivo.

Homenageámos estas empresas e estas associações porque simbolizam e concretizam as nossas iniciativas,… as nossas conquistas,… as nossas concretizações.

Mas quem faz o nosso concelho são as pessoas e sem os oliveirenses, sem o seu esforço, a sua dedicação, o seu compromisso, a sua entrega, todos os dias, não estaríamos, hoje, a comemorar o que comemoramos e a celebrar os 21 anos da elevação a cidade de Oliveira do Bairro e de Bustos, da Mamarrosa, da Palhaça e do Troviscal a Vilas.

E hoje homenageamos algumas das pessoas que fizeram e fazem Oliveira do Bairro:
Pessoas como o António Ferreira Gomes, que serve no nosso corpo de bombeiros voluntários há 17.080 dias (46 anos, 9 meses e 20 dias). É o Bombeiro Ativo, mais antigo do Corpo dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro.

Pessoas como o Prof. Carlos Tribuna, atleta, treinador e técnico nacional de atletismo, com um histórico também notável no voleibol, onde também foi campão nacional. E sendo treinador do Leandro Ramos, os sucessos deste e a sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris, são também para o Prof. Carlos Tribuna, um feito de necessária distinção.

Pessoas como o Leandro Ramos, que ao longo dos últimos anos tem representado a nossa terra, no país e no estrangeiro, tendo culminado há poucos dias, com a participação na maior prova desportiva do planeta, que se realizou em Paris. Os Jogos Olímpicos são um evento desportivo global, em que milhares de atletas participam em várias competições. A participação em qualquer uma destas competições é um ponto alto da carreira desportiva de qualquer atleta. Esta foi uma das conquistas do Leandro Ramos, depois de já tantas outras. Todas elas nos orgulham e todas elas devem merecer reconhecimento. Daqui a 4 anos será em Los Angeles!

E Pessoas como a Prof. Júlia Gradeço, que dedicou a sua vida ao ensino e que deixa como marca, a de uma mulher disponível, determinada, dedicada à educação e aos outros e com disponibilidade permanente para a participação pública.

Pessoas como o Chefe Mário Braga. Secretário de Secção, Diretor, Membro da Direção, Vice-Presidente, Presidente da Direção, Presidente da Mesa, Presidente do Conselho Fiscal, Presidente do Secretariado Diocesano (é natural que ainda falte mais curriculum). Mas para mim e para muitos de nós, é o Chefe Mário Braga e é aí o seu maior legado.
E Pessoas como Victor Pinto, apaixonado pela Música e Amante da sua terra, nos últimos 70 anos fundou, participou, dirigiu e presidiu a vários grupos musicais, coros, orquestras, associações locais, concelhias e regionais. O Victor Pinto, que foi autarca de freguesia e municipal, está sempre disponível, determinado, dedicado aos outros e com disponibilidade permanente para a participação pública.

Estas são as pessoas que fazem o nosso concelho e daí a nossa homenagem e condecorações.

Mas se estamos hoje, aqui, a comemorar esta efeméride, devemos ao Dr. Acílio Gala. Não só por ter sido pela sua mão que Oliveira do Bairro é cidade e as outras localidades são vilas, mas porque o concelho que temos hoje, em grande parte a ele devemos. Os seus mandatos como Presidente da Câmara Municipal foram anos de enorme investimento em infraestruturas: estradas, arruamentos, saneamento, rede de águas, zonas industriais, arranjos urbanos, Paços do Concelho, Juntas de Freguesia, aquisição de terrenos, Feiras e Mercados, Biblioteca Municipal, Pólos de Leitura, Escolas, Escolas de Artes, o novo Quartel dos Bombeiros, o Parque Desportivo, Monumentos e Museus. Adquiriu a Antiga cerâmica Rocha. Homem determinado, dedicado à família e aos outros, com uma disponibilidade permanente para a causa pública e uma singular maneira de estar, gerir e fazer política. Acílio Gala, destacou-se sempre pela sua personalidade e convicções fortes. É um exemplo de profissionalismo, integridade, perseverança, e dedicação à causa pública, por tudo isto Acílio Domingues Gala é merecedor do nosso maior reconhecimento.

Estas empresas, associações e oliveirenses foram, e continuam a ser, uma afirmação do nosso desenvolvimento e a nossa vontade de querermos mais e melhor.

E esta vontade é também o motor para o nosso futuro e o garante do nosso compromisso com os oliveirenses em todas as nossas decisões de terem sempre no horizonte uma sociedade mais desenvolvida, mais equitativa e mais justa.

* Presidente da Câmara de Oliveira do Bairro. Discurso na sessão solene do Dia do Município.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.