O Município de Oliveira do Bairro foi reconhecido como uma “Autarquia Amiga das Pessoas com Demência”, no âmbito da 1.ª edição da iniciativa “Laboratório de Jogos especializados para a Demência”, promovida pela AGILidades.
A adesão da autarquia bairradina à primeira edição de “Laboratório de Jogos especializados para a Demência”, tem por base um protocolo assinado entre o Município e a entidade AGILidades, em junho do ano passado, para a implementação do AGILidades Lab Center no Concelho, um projeto que envolve a atribuição às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) parceiras, de material de estimulação diversificado, com vista ao desenvolvimento de atividades de diagnóstico e estimulação dos mais velhos.
Recorde-se que as IPSS parceiras deste projeto são o ABC de Bustos, a AMPER, o Centro Ambiente Para Todos, o Centro Social de Oiã, o Centro Social Paroquial S. Pedro da Palhaça, a Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro e a SOLSIL, que também receberam uma menção honrosa, obtendo a distinção de “Instituição amiga das Pessoas com Demência”.
De acordo com Lília Ana Águas, Vereadora da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, responsável pelos pelouros da Idade Maior e da Ação Social, “verificou-se que, através da introdução destes jogos no quotidiano das pessoas idosas, houve uma melhoria significativa das capacidades cognitivas, motoras e de socialização desta população e, por essa razão, decidimos dar continuidade a este trabalho em rede, com a introdução dos jogos especializados para Pessoas com Demência”.
Na 1.ª edição da iniciativa “Laboratório de Jogos especializados para a Demência”, “estão contemplados dois jogos devidamente desenvolvidos e adaptados para as pessoas com diagnóstico de demência, nomeadamente, o Jogo Labirinto (edição encruzilhada) e o Jogo Mexerico”, segundo explicou Marlene Rosa, responsável pelo projeto AGILidades Lab Center, que não deixou de congratular a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e as IPSS parceiras por terem “apostado no envelhecimento ativo”, reforçando que “nem todos os Municípios têm esta preocupação”.
De referir que, para além dos jogos, e à semelhança da edição anterior, os técnicos responsáveis pela dinamização destas atividades, até a um máximo de 5 elementos, podem usufruir de cinco horas de formação para que a aplicabilidade dos jogos seja feita com a maior precisão possível.
A AGILidades é uma SPIN Off académica do Instituto Politécnico de Leiria, que se tornou conhecida pela criação e validação científica do jogo sénior para estimulação geriátrica.
Câmara de Oliveira do Bairro
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.