A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro deliberou, por unanimidade, atribuir à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro, um apoio financeiro anual no valor de 75.000 euros.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
O subsídio será liquidado junto da corporação em quatro tranches trimestrais “com vista a apoiar a sua atividade em prol do concelho”.
Em comunicado, Duarte Novo, presidente da Câmara, explica que a a verba agora atribuída não inclui outros apoios que ainda podem ser concedidos durante este ano, quer para investimento, quer para ajudar os nossos bombeiros relativamente aos custos que assumem “no âmbito da sua importante e fundamental atividade de proteção civil e auxílio às populações”.
Desde 2020, este é já o terceiro aumento do apoio municipal. Em 2017, ano da entrada em funções do primeiro executivo atual, o valor anual de apoio camarário aos bombeiros de Oliveira do Bairro era de 50 mil euros. Em 2024, o apoio anual atribuído à AHBVOB foi de 70 mil euros e o valor total do investimento nesta associação foi de cerca de 175 mil, não incluindo apoios atribuídos para investimento.
Para além dos apoios à atividade regular e ao investimento, refira-se que o município bairradino também suporta os seguros do corpo de bombeiros e, em parceria com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, os custos com as remunerações, e respetivos encargos associados, dos elementos das duas Equipas de Intervenção Permanente dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro.
Também os membros desta corporação têm um conjunto de benefícios atribuídos pela autarquia, no âmbito de um regulamento criado para o efeito. Referência também à organização da Caminhada Solidária Noturna, atividade anual promovida pelo Município e pela associação, em que o valor angariado reverte inteiramente para a AHBVOB.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.