Oliveira do Bairro: Autarquia dinamiza projetos de apoio a famílias vulneráveis e migrantes

589
Largo do Cristo Rei , Oliveira do Bairro.

A Câmara de Oliveira do Bairro decidiu apresentar duas candidaturas a fundos nacionais e comunitários para programas locais de apoio a famílias vulneráveis e à integração de migrantes, no valor global de cerca de 650 mil euros.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O projeto ‘Diferentes somos todos’, orçado em 454.667 euros, com 85% de comparticipação a fundo perdido do Fundo Social Europeu +, decorre no âmbito do programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) 5G. A ação tem como público alvo as famílias mais vulneráveis, incluindo pessoas com deficiência/incapacidade. Destina-se “a promover a igualdade, facilitar a integração, efetuar um acompanhamento de proximidade, combater a discriminação, prestar informação sobre os seus direitos e deveres e promover uma melhor consciência coletiva dos contextos de emergência social.”​

A outra candidatura destina-se à elaboração de um novo Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Oliveira do Bairro,​ para implementação entre janeiro de 2025 e março de 2027, que vem na sequência de uma primeira versão, concretizada entre 2020 e 2022.

“Os objetivos desta candidatura são os de promover a integração multinível dos migrantes, garantindo a sua autonomia e capacitação, bem como a sua integração na sociedade de acolhimento e no território de Oliveira do Bairro”, explica a edilidade. O projeto apresentado Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) tem um orçamento de 192.900 euros.

Discurso direto

“São dois projetos muito importantes que queremos muito implementar, de forma a ajudar cada vez mais pessoas, mas não nos podemos esquecer que se tratam de candidaturas e que estamos a concorrer com autarquias de todo o país. Ainda assim, e e mesmo sem financiamento externo, continuamos a investir fortemente na ajuda aos nossos munícipes e famílias mais vulneráveis, seja por questões económicas, de saúde ou de integração, promovendo a coesão social e a igualdade de oportunidades, de forma a podermos proporcionar uma vida mais digna para todos” – Lília Ana Águas, vereadora da Câmara de Oliveira do Bairro.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.