Oliveira de Azeméis: Câmara e ESAN preparam monografia sobre a história do vidro no concelho

810
'Berço Vidreiro', Oliveira de Azeméis.

O município de Oliveira de Azeméis e a Universidade de Aveiro (UA), através da Escola Superior Aveiro Norte (ESAN), acordaram em renovar a colaboração mantida entre as partes, tendo em vista “aprofundar” a história da indústria vidreira no concelho.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O executivo camarário aprovou, recentemente, por unanimidade, um novo protocolo que dará continuidade ao trabalho bibliográfico já iniciado com novos estudos científicos e técnicos com o objetivo da edição de uma monografia mas, também, outros contributos, nomeadamente para a dinamização do futuro Centro Interpretativo do Vidro, que está a ser criado.

A ESAN irá contar com um apoio financeiro de 85.000 euros por parte do município para os encargos previstos com a nova fase do projeto que a autarquia perspectiva como “um importante contributo” para a preparação da há muito ambicionada candidatura do ‘berço vidreiro’ a Património Cultural Imaterial da UNESCO.

O concelho está historicamente ligado à indústria do vidro, cujo seu início remonta a 1528, na fábrica da Quinta do Côvo, permanecendo com atividade industrial até ao final do século XX. Esta atividade acabaria por estar, também, intimamente ligada ao surgimento de empresas moldes e injeção de plástico que hoje são um importante pilar da economia do concelho. Um património imaterial excecional que determinou e influenciou o que Oliveira de Azeméis, em grande parte, é na atualidade em termos socioeconómicos.

Segundo a edilidade oliveirense, a escassez de registos e a idade avançada dos ‘últimos’ vidreiros, a compreensão do papel do saber fazer vidreiro na mudança do artesanal para o industrial e tecnológico, carecem de investigação urgente, “sob pena de não mais se recuperar esta relação histórica e artística, estética e simbólica, económica e social, ecológica e artificial entre vidro, plástico, património e cultura”.

Artigo relacionado

Oliveira de Azeméis recupera edifício emblemático da história da indústria vidreira

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Natalim3