O município de Oliveira do Bairro equipou o Instituto de Educação e Cidadania (IEC), localizado na vila da Mamarrosa, com três novos quadros interativos de última geração, no valor de cerca de 6 mil euros.
A autarquia é detentora do edifício, procurando apoiar a instituição “com equipamentos de qualidade” que permitam “continuar o trabalho de excelência que tem vindo a realizar na educação e divulgação da ciência, não só no nosso Concelho, mas também em toda a região”, referiu Lília Ana Águas, vereadora da Educação, citada em nota de imprensa. Já este ano, foi realizada uma intervenção “para garantir melhores condições a todos os que usufruem desse espaço educativo”.
O IEC atua “como interface e facilitador de transferência de conhecimento entre universidades e institutos de investigação científica e a comunidade, com ênfase na população escolar”, contando regularmente nas atividades com jovens cientistas.
Para além das atividades direcionadas para as escolas, o promove programas regulares dirigidos a adultos e à população em geral, que ocorrem principalmente nas suas instalações, na forma de cursos, conferências, exposições, apresentação de livros, sessões artísticas, etc.
Ao longo dos últimos anos, o IEC e o município de Oliveira do Bairro têm assegurado o ensino experimental das ciências nas escolas do Concelho, com a participação de institutos de investigação de várias universidades. No seguimento da parceria entre essas duas entidades, o projeto europeu PLACES reconheceu Oliveira do Bairro como “Cidade Europeia de Cultura Científica”.
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.