Ol. do Bairro: Início das obras de novas USF e adiamento de competências de saúde

1274
Construção da Unidade de Saúde Familiar da Palhaça, Oliveira do Bairro,

Já se iniciaram as obras de construção das Unidades de Saúde Familiar da Palhaça e da União das Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, no Concelho de Oliveira do Bairro.

A unidade de saúde da União das Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa está a ser construída no lugar da Caneira, num local de interseção das três ex-freguesias.

Relativamente à nova Unidade de Saúde Familiar da Palhaça, esta está a ser edificada junto ao Polo Escolar da vila.

Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, mostra-se “muito satisfeito por termos conseguido arrancar com a construção das duas unidades de saúde praticamente em simultâneo”.

“Da parte do Município”, refere Duarte Novo, “tudo estamos a fazer, dentro das nossas competências, para proporcionar as melhores condições físicas possíveis, para que o Serviço Nacional de Saúde possa dar uma resposta de qualidade e proximidade às nossas populações”.

Recorde-se que o investimento municipal nestes dois equipamentos de saúde ronda os 1,9 milhões de euros, sendo que a unidade de saúde da Palhaça conta com financiamento de fundos comunitários no valor de 434 mil euros.

O líder da autarquia de Oliveira do Bairro acredita que o Ministério da Saúde “vai assumir as suas responsabilidades e afetar os recursos humanos necessários, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e administrativos, para que estes dois equipamentos funcionem em pleno e satisfaçam as necessidades das populações que servem”.

Executivo Municipal adia transferência de competências na área da Saúde

Recorde-se que o Executivo Municipal de Oliveira do Bairro aprovou, na última Reunião de Câmara, o adiamento da transferência de competências na área da Saúde. Duarte Novo justificou a decisão com a “indefinição que continua a existir relativamente às comparticipações financeiras para fazer face às competências que o Governo quer transferir para os Municípios”. “Não podemos assumir estas responsabilidades sem saber se teremos capacidade, quer financeira, quer logística, para prestar um serviço de qualidade aos nossos munícipes”, continuou o autarca.

“Percebendo que a competência de contratação de profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, será sempre da responsabilidade e gestão do Ministério, é importante que o Governo clarifique a sua proposta de pacote financeiro, com vista a cobrir os gastos que os Municípios vão ter com as restantes competências nesta área”, explicou Duarte Novo.

Oliveira do Bairro foi um dos primeiros Concelhos do país a assumir a transferência de competências na área da Educação, conforme recordou o líder da autarquia de Oliveira do Bairro, acrescentando que, nesse sentido, “continuamos sempre disponíveis para assumir responsabilidades que permitam melhorar o serviço que é prestado à população, mas, para isso, temos que estar capacitados com os recursos financeiros, humanos e tecnológicos necessários, para o fazer com a qualidade e eficiência que impomos a nós próprios”.

Município de Oliveira do Bairro

Publicidade, Serviços & Donativos