Funcionários e professores do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro começaram, esta terça-feira, a fazer testes de Covid-19 por iniciativa da Câmara local.
Para além do pessoal docente e não docente, o rastreio foi alargado a todos os colaboradores do município interessados.
De acordo com Lília Ana Águas, vereadora da Saúde citada em nota de imprensa, os testes vão abranger 700 pessoas”. “Tem havido bastante adesão, o que demonstra que as pessoas estão preocupadas e que querem ser elementos ativos na proteção da saúde pública”, referiu a autarca.
Espera-se, assim, “contribuir para a deteção precoce e necessário isolamento de eventuais casos positivos, identificando e quebrando cadeias de transmissão do SARS- CoV-2”.
Os testes rápidos de antigénio possibilitam a redução e controle da transmissão, assim como uma mais rápida identificação das pessoas infetadas e isolamento dos infetado.
A iniciativa do município de Oliveira do Bairro, conclui a nota de imprensa, “é complementar à Estratégia Nacional de Testes para o SARS-CoV-2 e está alinhada com as recomendações da Comissão Europeia e da Organização Mundial de Saúde”.