O relatório do auditor externo sobre a informação económica, financeira e orçamental do município de Oliveira do Bairro relativo ao primeiro semestre de 2019 “demonstra a diminuição das dívidas a terceiros, uma receita corrente superior à despesa corrente”, assim como “uma execução orçamental superior à do período homólogo de 2018”.
Conclusões transmitidas esta segunda-feira numa nota de imprensa da autarquia de maioria CDS-PP.
Para o líder do executivo, Duarte Novo, o relatório apresentado e discutido na Assembleia Municipal é “demonstrativo do esforço de gestão que estamos a fazer, aumentando a eficiência e a produtividade do trabalho realizado pela autarquia em prol das pessoas”.
O “objetivo” da Câmara passa por “libertar receita para continuar a investir em todas as freguesias do município, com projetos que tragam mais valias evidentes para as populações, alguns deles já visíveis no terreno e outros que terão início a curto/médio prazo”.
Relativamente às contas do passivo, o relatório dá conta de “uma diminuição das dívidas a terceiros de médio e longo prazo, no montante de 913 mil euros”, bem como “uma redução das dívidas a curto prazo, no montante de 634 mil euros”, adianta a autarquia.
Já a despesa paga foi inferior à receita cobrada em 775.571 euros e a receita corrente excedeu a despesa corrente em 2,1 milhões de euros, “libertando assim receita para investimento”.
Ao nível da execução orçamental comparada, relativa ao primeiro semestre do ano, o município refere que apresenta um grau de execução superior ao período homólogo de 2018 (de 40% para 48%), aumentando também a receita cobrada em 19%.