O município de Oliveira do Bairro disponibuliza, a partir desta terça-feira, em vários espaços públicos do concelho, máscaras de proteção reutilizáveis e certificadas, no âmbito do controlo da pandemia da Covid-19.
De acordo com Duarte Novo, líder do município, pretende-se dotar os cidadãos locais de “uma peça de proteção imprescindível para evitar o contágio, de acordo com a legislação atual e as normas sanitárias da Direção-Geral de Saúde”.
As máscaras de proteção, que mantém as suas características até 25 lavagens, são certificadas.
“Enquanto responsáveis políticos, devemos atender primeiro à segurança e qualidade dos produtos que colocamos ao dispor da nossa população e esta preocupação, que consideramos essencial, fez com que tivéssemos que esperar que houvesse no mercado um número razoável de produtos com essa certificação, para que depois pudéssemos avançar com o procedimento de aquisição, respeitando todos os trâmites legais”, explicou o autarca em nota de imprensa.
As máscaras de proteção, de nível 3, são para uso geral e destinam-se a servir como proteção complementar às medidas de distanciamento social.
Os munícipes interessados, com mais de 18 anos, devem dirigir-se ao local de levantamento da sua freguesia de residência, levando consigo o seu Cartão de Cidadão (CC). Caso queira levantar mais máscaras para outras pessoas que estejam impossibilitadas de o fazer, o munícipe deverá apresentar também o CC de cada uma delas.