O Centro de Negócios de Oliveira de Azeméis, instalado na área de acolhimento industrial de Ul – Loureiro, foi um dos dois os projetos portugueses de arquitetura entre os vencedores da primeira edição do World Architecture Technal Awards (WATA), um prémio de arquitetura internacional bienal.
A cerimónia de entrega dos prémios, que contou com a presença de todos os vencedores, personalidades do meio da arquitetura e da construção de diversos países, teve lugar a 6 de novembro em Paris, coincidindo com a BATIMAT, uma das maiores feiras do setor de construção da Europa.
Com oito categorias, os prémios distinguem “os projetos que melhor combinam a boa arquitetura com os sistemas de alumínio da TECHNAL em todo o mundo”.
O Centro de Negócios de Oliveira de Azeméis, projeto da autoria da dupla de Arquitetos Telmo Castro & Pedro Mendes, venceu um prémio WATA na categoria “Prémio Trabalhar”.
A obra já tem no seu palmarés um prémio aquando da Architecture Aluminium Technal 2017 na Categoria “Descobrir” e uma menção honrosa no Architecture MasterPriz, categoria “Arquitetura Institucional”.
Já o Pavilhão Desportivo Efanor na Senhora da Hora (Matosinhos) projetado pela arquiteta Paula Santos ganhou um prémio WATA na categoria “Prémio Descobrir”.
O júri dos prémios foi formado por sete arquitetos de diferentes países, incluindo um representante Portugal.