O município de Oliveira de Azeméis inaugurou este sábado a requalificação de dois blocos habitacionais do chamado bairro de Lações.
Um investimento de cerca de meio milhão de euros “que veio introduzir melhorias nas condições de salubridade, bem-estar, segurança e conforto às habitações”, como refere um comunicado camarário.
Os blocos requalificados são propriedade da autarquia e esperavam há vários anos por uma intervenção de fundo, tendo em conta o seu estado de degradação e a existência de problemas estruturais.
A intervenção incluiu a impermeabilização e colocação de novos revestimentos nas fachadas e coberturas originais e a melhoria do conforto térmico através da substituição das caixilharias e vãos envidraçados.
Os trabalhos contemplaram também a correção de diversas patologias existentes nas fachadas, terraços e varandas, além da beneficiação de acessos, espaços de circulação e da melhoria das entradas das frações.
A obra foi cofinanciada por fundos europeus através do programa NORTE 2020.
Discurso direto
“É nestes momentos que nos sentimos satisfeitos e realizados por podermos ajudar a melhorar a vida das pessoas concretizando uma velha aspiração destes moradores. Esta é uma resposta social de máxima importância que não se restringe só à requalificação destes edifícios mas também na presença permanente da autarquia nas políticas de apoio ao arrendamento” – Joaquim Jorge, presidente da Câmara.
Novo regulamento de habitação
A Câmara prevê iniciar em “breve” o procedimento para a criação de um novo Regulamento Municipal de Apoio a Melhorias Habitacionais, substituindo o documento atual, desajustado da realidade. Um instrumento que ira permitir à autarquia intervir no domínio das melhorias habitacionais, em especial das famílias carenciadas. O objetivo é apoiar anualmente as famílias a melhorar as suas condições de habitabilidade.