ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair: Atividades para ‘amantes da Natureza’

208
Observaria.

De 10 a 13 de abril, dezenas de atividades convidam a visitar Estarreja e o seu património natural único. Aqui habita uma grande diversidade de espécies, incluindo protegidas. Este é um destino privilegiado, ideal para os ‘amantes da Natureza’.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair apresenta um programa diversificado de atividades, que inclui talks, workshops, exibições, exposições, saídas de campo, passeios, incluindo voo cativo em balão de ar quente, e muito mais, orientadas por convidados de excelência.

Já conhece o pica-pau-malhado-grande?

O pica-pau-malhado-grande (Dendrocopos major) é a estrela do cartaz desta edição, numa belíssima foto captada por João Cosme, que será um dos convidados.

João Cosme é fotógrafo e realizador de natureza e vida selvagem, com um portfólio de imagens publicadas em revistas internacionais de renome como BBC Wildlife, National Geographic Portugal e GDT Magazine. Autor de livros como “No Trilho do Lobo” e “Rios de Montanha, nos domínios do Melro d’Água”, tem também experiência no campo cinematográfico, destacando-se o filme “Côa Mais Selvagem”.

Especialistas internacionais orientam palestras e workshops

Hannah Stitfall, videógrafa de vida selvagem, apresentadora, produtora e realizadora de documentários de vida selvagem; Ash Bhardwaj, jornalista premiado, autor e apresentador; e Alejandra Rendón, fotógrafa de vida selvagem e storyteller, são nomes em destaque nesta edição e estarão em Estarreja para orientaram talks no dia 12 de abril, entre as 14h30 e as 17h no Cine-Teatro, e atividades de campo e workshops na zona natural de Estarreja.

“O Futuro é Natural” é o mote para o seminário do dia 11

A sexta-feira, dia 11, é dedicada ao seminário sobre “O Futuro é Natural: Soluções para um Mundo em Transformação”, que irá refletir sobre a criação e implementação de Soluções baseadas na Natureza (SbN), com a presença de vários especialistas, aproveitando o impulso do projeto ECO – Estarreja Colaborativa Orientadora, uma iniciativa do Município de Estarreja, dinamizada no âmbito do TRANS-lighthouses, e que surge do objetivo de valorizar o património natural do concelho de Estarreja.

Será composto por um painel de palestras da parte da manhã, moderado por José Carlos Mota (UAveiro), que contará com comunicações de Ana Sousa (Laboratório da Paisagem), Fernando Teixeira (Rewilding Portugal), Flora Silva (IPBragança) e Marta Espírito Santo (AE Ruy Luís Gomes e ISCE); e à tarde por workshops dinamizados por Rosa Pinho (UAveiro), Paulo Farinha Marques (UPorto), Jorge Fernandes (LPN) e pela Associação Revolução das Minhocas. As entradas são gratuitas, e tanto a componente das palestras como dos workshops têm acreditação para educadores de infância e professores do ensino básico e secundário.

Atividades de campo durante todo o fim de semana

Ao longo do fim-de-semana são várias as atividades em que poderá participar, tanto ao ar livre como em sala. No grande ecrã do Cine-Teatro de Estarreja, no sábado, dia 12, poderá assistir ao documentário “Côa mais Selvagem”, seguido de um momento de conversa com o autor João Cosme, e com o diretor da Rewilding Portugal, Pedro Prata.

A não perder os workshops dos convidados Hannah Stitfall, João Cosme, Alejandra Rendón e Ash Bhrdwaj, mas também da ilustradora Ana Botelho e do biólogo Victor Bandeira, assim como os da SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, GAOP – Grupo de Anilhagem e Ornitologia do Porto e da UVS – Unidade de Vida Selvagem da Universidade de Aveiro.

Salientam-se ainda as Oficinas da Estação Viva e a apresentação do Livro Infantil “O Meu Primeiro Livro de Aves”, com a presença dos autores Ana Amaral e Gonçalo Elias e da ilustradora Ana Botelho, sem esquecer os habituais passeios de barco moliceiro e voo cativo em balão de ar quente.

São muitos e bons os motivos para vir até Estarreja, e mergulhar no mundo da Natureza e Biodiversidade! Todo o programa e as inscrições estão disponíveis neste link observaria.pt.

O projeto BioRia

O Património Natural de Estarreja, fruto da privilegiada localização geográfica, nem sempre foi reconhecido pela sua riqueza e biodiversidade. O desafio de reavivar a sua identidade perdida no tempo, valorizando este ecossistema natural, foi conseguido através do BioRia, projeto de conservação da natureza e biodiversidade da Câmara Municipal de Estarreja, que virou o Concelho para a Ria de Aveiro. A beleza paisagística inconfundível desta valiosa zona húmida, reconhecida pelos diversos estatutos de natureza atribuídos, onde se destaca a classificação de Zona de Proteção Especial (ZPE) e vários Sítios de Importância Comunitária (SIC), mostra-nos a necessidade de valorizar, conservar e promover de forma sustentável o vasto património natural existente nesta região.

* info em https://observaria.pt/

Câmara de Estarreja

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.