Um reconhecimento do importante contributo de um Pediatra recentemente falecido, o Dr. Alfredo Estrela Esteves, para que sejamos hoje uma comunidade com mais saúde e bem-estar.
Por Pompílio Souto *
Assertivo e seco q.b. para com os pais excessivamente preocupados com as comuns doenças dos filhos – como foi o meu caso.
Competente no diagnóstico.
Pedagógico na prescrição – dita ao doente e destinada à sua mãe, que era quem ele esperava que mais acompanhasse a coisa –, mas afavelmente garantindo o envolvimento do pai, que ele sabia amoravelmente empenhado no bem do rapaz, e amigo dos três.
Alfredo Estrela Esteves, pediatra, deixou-nos recentemente e temo que, no meio desta crise, essa perda aconteça sem registo e memória futura.
A perda é real e deixa-nos a todos menos acompanhados pela disponibilidade e competência médica e pela postura cívica, reservada mas esclarecida e humanista.
Estamos perante uma figura pública importante, não tanto pelo que possuía, mas sobretudo pelo que de si dava à saúde e bem-estar de quem nos futurava uma comunidade mais resiliente.
Faz-nos bem não esquecermos quem procurou ajudar-nos naqueles momentos de temida incompetência no exercício exaltante de ser pai e mãe e de ser filho acarinhado.
Obrigado meu Caro Alfredo!
* e Família(s), muitas creio eu.