O estado de emergência nacional, posteriormente declarado pelo Presidente da República, vem reforçar a necessidade do cumprimento das disposições vigentes.
Por João Pedro Pimentel *
O Delegado de Saúde Regional do Centro convoca a população para a necessidade do estrito cumprimento das medidas de saúde pública que vêm sendo veiculadas, desde as últimas semanas, previamente ao estabelecimento da quarentena geográfica no concelho de Ovar e da declaração de situação de calamidade local pelo Governo.
O estado de emergência nacional, posteriormente declarado pelo Presidente da República, vem reforçar a necessidade do cumprimento das disposições vigentes – que incluem a restrição da circulação de pessoas dentro do concelho e de e para fora do mesmo.
A população em geral deverá permanecer em suas casas e limitar as saídas ao exterior, ao estritamente necessário, nos termos da legislação em vigor.
Quanto às pessoas colocadas em quarentena individual pela autoridade de saúde deverão, em adição, monitorizar o seu estado de saúde durante o período que lhes foi imposto (nomeadamente, através da medição da temperatura corporal 2 vezes ao dia).
Em todas as situações, deverá ser mantida uma distância de 1 metro entre indivíduos e observada a etiqueta respiratória (tossir ou espirrar para o cotovelo e não para a mão), bem como a higiene das mãos (lavagem frequente com água e sabão ou, em alternativa, utilizando uma solução antissética de base alcoólica).
Recomenda-se, ainda, a limpeza e desinfeção frequente de superfícies e a renovação do ar interior.
Convidamo-lo a manter-se informado, acedendo diariamente ao sítio da Direção-Geral da Saúde, em www.dgs.pt.
O seu contributo cívico é essencial a este esforço de todos nós.
Proteja-se a si, protegendo os outros.
* Delegado de Saúde Regional de Saúde do Centro (Informação ao minuto Covid-19 na RTP).