A exponencial evolução das tecnologias de comunicação e informação têm gerado, e continuarão a gerar, impactos significativos na gestão empresarial.
Por Carlos Manuel de Oliveira *
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Em particular, a Inteligência Artificial, as emergentes Indústria 4.0 e 5.0 e as comunicações móveis, do 5G e do 6G, irão possibilitar e criar uma revolução disruptiva nos paradigmas existentes e nos processos de gestão do marketing, das empresas e da sociedade.
Simultaneamente, colocam-se questões de alteração do envolvimento climático, que têm obrigado todos os agentes da sociedade a tomar consciência da necessidade urgente da prossecução de políticas e acções que preservem a sustentabilidade futura do planeta.
Neste quadro, as empresas vêm-se adaptando à mudança, com a consciência que o futuro tem de ser construído hoje, com novas soluções que incorporam novas tecnologias na sua gestão, num ambiente em que o marketing não pode ser gerido sem a tecnologia, a psicologia, a estatística e a matemática, a ciência computacional, até a neurociência.
O novo marketing do futuro, prospectivo e polarizado no Ser Humano, será fruto de um novo mindset empresarial e da possibilidade prática de antecipar, criar e personalizar, em tempo real, experiências imersivas e memoráveis, que possam exceder as expectativas de relacionamento de cada cliente, com uma empresa ou marca, podendo gerar a sua maior fidelização, mas simultaneamente contribuindo para um futuro mais sustentável.
O marketing molecular e humano, corresponde a uma fase da teoria e da prática do marketing, em construção, que decorre nesta década e se aprofundará na próxima. Este livro é uma extensão e aprofundamento do anterior “Marketing pós-digital” (Oliveira, 2020), pretendendo equacionar e aprofundar as várias facetas da gestão e do marketing, com o foco na evolução da tecnologia centrada e ao serviço do ser humano.
* Autor de “Humantech Marketing. O marketing molecular e humano”. Licenciado em Economia pelo ISEG, pós-graduado em Economia Europeia, Direcção de Empresas e General Management, pela UCP, AESE e INSEAD. É, actualmente, CEO de Marketingmania Consulting, consultora em Marketing e Brand Management e Professor Convidado do Instituto Politécnico de Bragança. Investiga sobre o futuro do marketing e a sua ligação à tecnologia, em particular à Inteligência Artificial.
“Humantech Marketing. O marketing molecular e humano” – https://www.almedina.net/humantech-marketing-o-marketing-molecular-e-humano-1680189669.html . Apresentação do livro em Aveiro, no dia 17 de Maio, pelas 18:30, FNA, pela Professora Dra. Sandra Filipe, da Universidade de Aveiro.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.